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Auditoria de Due Diligence: como fazer?

Atualizado em 20/07/2021
Tempo de leitura: 2 min.
A imagem mostra duas pessoas discutindo e planejando

​Você já ouviu falar em Due Diligence? E auditoria de Due Diligence?

O Due Diligence se tornou uma das práticas mais frequentes nos setores legais e de compliance de uma empresa. O termo, traduzido para o português como diligência prévia, refere-se principalmente ao processo de auditoria, ou seja, a obtenção de informações a respeito de uma organização, principalmente sobre compras, fusão ou aquisição. No post de hoje, falaremos justamente sobre o processo de auditoria de Due Diligence e como ele pode ser feito. Continue nos acompanhando!

O conceito de auditoria de Due Diligence

A auditoria de Due Diligence é considerada como uma ótima tática para avaliar os riscos em negócios que uma empresa está investindo. Em geral, podemos defini-la como um processo de levantamento de informações de todas as atividades desempenhadas internamente pela empresa.

E qual seria o objetivo?

O objetivo da auditoria é verificar se as atividades estão alinhadas com as que já haviam sido planejadas pela empresa anteriormente, de acordo com o que foi proposto.

E para que o processo de auditoria Due Diligence seja completo e eficaz, é muito importante realizar um trabalho preliminar junto aos funcionários, esclarecendo o que é o Due Diligence, quem serão os colaboradores e principalmente, abraçar as atividades gerais, analisando passado, presente e futuro, para assim poder fazer projeções de mercado e pesquisar sobre os possíveis riscos ou instabilidade.

Principais etapas da auditoria

Motivação é a primeira etapa, que funciona como uma espécie de observação inicial, permitindo ao auditor conhecer melhor o negócio e suas principais características, entendendo qual é a melhor estratégia de trabalho para aquele ambiente, além de corresponder ao relacionamento do auditor com as equipes analisadas.

Prática

É o desenvolvimento do trabalho em si, abrangendo a análise de diversos documentos, tais como contrato social, certidões, informações sobre funcionários, entre outros. Quanto maior o número de pesquisas realizadas, mais informações serão colhidas e melhor será o resultado.

Resultado

Relatório final, ou seja, a lista dos problemas encontrados e estratégias importantes para que eles sejam solucionados. Com esses dados, também será possível comparar a situação da sua empresa com as concorrentes, caso seja do seu interesse.

Assim funciona a auditoria de Due Diligence. Deixe o seu comentário e nos diga o que acha sobre esse método de avaliação para as empresas.

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