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Gestão de qualidade: O que é e qual a sua importância

Atualizado em 19/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

Gestão de qualidade é uma estratégia que apresenta busca contínua por padrões elevados, com o objetivo de melhorar o desempenho de pessoas, processos, produtos, e até mesmo, o próprio ambiente de trabalho.

A imagem mostra dois n otebooks e uma mão no meio com uma caneta escrevendo em um papel.

Quer saber mais sobre este assunto, e descobrir a importância da gestão de qualidade? Então, continue nos acompanhando a seguir!

Principais características da gestão de qualidade

A gestão de qualidade também pode ser definida como um conjunto de normas, que servem para controlar, de alguma maneira, as atividades de uma empresa.

Desta forma, podemos dizer que o objetivo é promover melhorias nos produtos e nos serviços que são oferecidos, proporcionando assim a satisfação dos clientes.

Quando ela é colocada em prática, cada processo é visto como sendo algo essencial para o resultado positivo da empresa.

Por este motivo, o sucesso do lançamento de algum produto ou serviço, dependerá do alinhamento entre áreas como: atendimento ao suporte técnico, financeiro e marketing.

E não se trata apenas de regras, que podem avaliar a qualidade final do que será entregue para as pessoas. A gestão de qualidade envolve também os clientes, funcionários, fornecedores e parceiros.

Por que a gestão de qualidade é importante?

Para você entender um pouco melhor a importância da gestão de qualidade nas empresas, vamos pensar na mudança de comportamento do consumidor.

Na era digital, muitas pessoas passaram a receber uma quantidade grande de ofertas e diversas opções de produtos. Antes, elas iam atrás desses produtos e serviços.

Hoje, basta apenas abrir um e-mail, e verificar as mensagens, para perceber quantas são provenientes de empresas vendendo suas soluções. Algo que tornou o consumidor mais exigente com suas escolhas.

Assim sendo, temos um cenário mercadológico que coloca os clientes como principal foco das empresas, e as mesmas devem estar sempre se esforçando para atender as necessidades.

Em outras palavras, a qualidade passou a ser muito utilizada, e vista como um grande diferencial competitivo. Desta forma, então, as empresas que adotam a gestão de qualidade conseguem manter o foco nas necessidades e desejos dos clientes.

Elas conseguem elevar seus padrões de qualidade, sendo perceptíveis ao público. Isto é, uma boa oferta de um serviço ou produto, que deixa de ser apenas um papo de vendedor, e se torna algo real.

Portanto, a gestão de qualidade promove a satisfação do cliente em relação às suas soluções, gerando uma imagem positiva da companhia diante da sociedade.

Benefícios da gestão de qualidade

Entre os principais benefícios da gestão de qualidade, se destacam:

Maior rentabilidade

Os processos, quando estão alinhados em todas as áreas da empresa, promovem a rentabilidade do negócio, isto é, o sucesso financeiro. Cada nota investida em padronizações, mapeamentos, treinamentos, entre outros, passa a valer mais a pena.

Aumento da competitividade no mercado

Uma empresa que tem ao seu lado os próprios consumidores para ajudar a divulgá-la, acaba se tornando mais competitiva no mercado. É justamente esse o papel da gestão de qualidade, promover a criação e fortalecimento de diferenciais diante do público.

Diminuição de retrabalho

Com processos bem definidos, organizados e direcionados, fica mais fácil gerar a satisfação dos clientes. Por exemplo, profissionais recém-contratados, aprenderão com mais agilidade que os processos possuem começo, meio e fim.

Assim, é formada uma cadeia de produção que faz bastante sentido, e ocorre a diminuição de erros, evitando um retrabalho.

Aumento da autoestima da equipe

Com a diminuição de erros nos processos de trabalho, os profissionais acabam ganhando um ambiente mais focado nos resultados. Todos passam a ter um espaço para crescimento, e isso ajudará a elevar naturalmente a autoestima da equipe.

Estímulo do desenvolvimento de competências

Quanto mais foco houver no trabalho, mais os profissionais sentirão a necessidade de desenvolver suas competências. Apenas esse crescimento permitirá que a empresa siga entregando resultados melhores. Além disso, também haverá mais criatividade e inovação.

A relação entre gestão de qualidade e compliance

O compliance assegura que todas as obrigações de uma organização sejam identificadas e cumpridas adequadamente. Trata-se, então, de uma cultura e comportamento organizacional, que aborda o papel e responsabilidade dos gestores.

E o que significa tudo isso, senão as melhoras contínuas da qualidade de toda uma organização, de modo a gerar a satisfação dos clientes, tanto no mercado quanto na sociedade?

Porém, mesmo sabendo que a certificação é algo muito importante, os programas de gestão ainda são implementados nas empresas, mas de forma isolada, isto é, sem o envolvimento de gestores ou especialistas.

Basicamente, existem cinco principais tipos de compliance, entre eles: o ambiental, o de responsabilidade social, de segurança e saúde no trabalho, anticorrupção e controle de qualidade.

É possível dizer, então, que os tipos de compliance existentes podem ajudar a integrar a gestão de qualidade, atendendo todas as conformidades especificadas, na qual se inclui o acesso e cumprimento adequado à legislação, bem como as outras normas internamente impostas pela organização.

Agora conte-nos abaixo: você sabia de tamanha importância de uma gestão de qualidade?

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