Menu
Logo Links Úteis | Etesco

5 dicas para reduzir os custos de um Projeto de Obras

Tempo de leitura: 3 min.

Sabemos que em um projeto de obras o orçamento é uma parte fundamental. Porém, muitas vezes, os gastos acabam sendo maiores do que o planejado. 

Canva | Fonte: wutzkoh

Pensando nisso, trouxemos no post de hoje 5 dicas que podem te ajudar a reduzir os custos e não ter maiores problemas. Acompanhe!

Quais são os custos de um projeto de obras? 

De modo geral, independente do tamanho da obra, são vários os tipos de custos que uma construtora tem ao colocar um projeto em prática. Entre os principais, podemos destacar:

  • Custo com materiais;
  • Mão de obra;
  • Equipamentos;
  • Taxas;
  • Impostos;
  • Despesas administrativas.

Redução de custos: como fazer? 

Existem algumas formas de reduzir os custos de um projeto de obras, que vão além das questões financeiras. Por se tratar de uma construção, muitos resíduos são gerados, logo essas medidas também são favoráveis para o meio ambiente. Abaixo, 5 dicas para reduzir os custos.

1 - Ter um planejamento qualificado

O planejamento é uma parte essencial na redução de custos. É o momento de pensar na mão de obra e organizar tudo em um cronograma, incluindo o orçamento para cada material utilizado, entre outros fatores.

2 - Controlar resíduos e entulhos 

Outra maneira de reduzir os custos é adotando medidas que ajudem a evitar o desperdício de materiais e, ao mesmo tempo, o gerenciamento dos resíduos. Desta forma, é possível fazer o descarte correto, sem prejudicar o meio ambiente.

O ideal é adotar a estratégia dos 3 Rs da sustentabilidade, sendo eles: reduzir, reutilizar e reciclar, com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a maneira correta de utilizar os materiais durante o projeto.

Outra boa opção também podem ser as entregas ‘just in time’, ou seja, no momento certo. Isso porque existe a possibilidade de aumentar a eficiência na execução de cada etapa do projeto, sem chances para desperdícios.

3 - Investir em materiais de qualidade

Pode até não parecer importante, mas o investimento em materiais e equipamentos de qualidade é essencial em um projeto de obras, principalmente quando o objetivo é otimizar os recursos financeiros.

Equipamentos mais modernos podem ajudar a diminuir falhas e até mesmo a necessidade de manutenção, agilizando o processo de finalização da obra. Também é importante verificar quais os materiais necessários e onde serão utilizados, exatamente.

4 - Utilizar plataformas de gerenciamento

O uso de plataformas ou softwares de gestão de obras pode contribuir bastante com a redução dos custos, uma vez que as tecnologias utilizadas nos projetos permitem um controle maior da entrada e saída dos materiais, além de melhorar a comunicação entre os colaboradores e otimizar o andamento da obra. 

5 - Fazer uma avaliação de fornecedores 

Por fim, deve-se avaliar tudo o que os atuais fornecedores estão propondo e, através de uma negociação, conseguir um prazo melhor para pagamentos e condições favoráveis de entrega, algo que poderá agilizar o cronograma do projeto. 

Também pode ser solicitado um valor de abatimento e a escolha do fornecedor não deve ser feita somente pelo preço baixo, pois pode ser um mau negócio.

Então, o que acha de colocar em prática essas 5 dicas para reduzir os custos do seu projeto? Comente abaixo! 

E até o próximo post!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estudo de solo: veja a importância na prevenção de deslizamentos e como medidas preventivas podem proteger vidas.
Ler Mais
Inteligência Artificial na construção civil: como é possível aprimorar o planejamento, execução e gestão de projetos no setor.
Ler Mais
1 2 3 110

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:30 | 23/07/2024