Menu
Logo da Etesco Construções

5 materiais sustentáveis para utilizar na construção civil

Atualizado em 20/07/2021
Tempo de leitura: 2 min.
A imagem mostra o formato de uma casa feito com mato e ao lado dela, há algumas ferramentas, como alicate, chave de fenda, entre outros.

Na construção civil, não basta apenas produzir novas técnicas. Também é necessário criar um equilíbrio e uma boa relação com o meio ambiente. Pensando nisso, diversas empresas e pesquisadores vêm investindo cada vez mais na criação de materiais inteligentes, que sejam sustentáveis.

No post de hoje, traremos os 5 materiais sustentáveis mais importantes para a construção civil, e que podem ajudar a transformar o setor em um espaço tecnológico e ecológico. Continue nos acompanhando!

Os principais materiais sustentáveis

Conforme dissemos, existem alguns materiais que podem ser utilizados na construção civil, como uma forma de transformar o ambiente em um espaço moderno e ecológico. Confira a seguir, quais são eles.

1 - Tintas ecológicas

Tintas ecológicas são formuladas a partir de matérias primas naturais, tais como corantes e óleos. Assim, não há o acréscimo de insumos derivados de petróleo, ou componentes sintéticos, além de serem livres de COVs, agressivos para a saúde e para o meio ambiente.

2 - Bambu

O bambu já vem sendo utilizado na construção civil, como matéria prima para a fabricação de portas e também de pisos, além de ser usado como substituto do concreto armado. O material é resistente, sustentável e disponível em grandes quantidades.

3 - Telhado verde

Os telhados verdes são feitos da aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeabilizada, com manta de PVC. Esse tipo de material oferece um ótimo isolamento térmico e acústico, principalmente para edifícios. É uma tecnologia útil nos edifícios e cidades muito quentes.

4 - Replast

O tijolo replast é feito da compressão dos restos de plástico em blocos modulares. Por serem moldados em várias formas e encaixes, não é necessário o uso de cola, adesivos ou argamassa para sua fixação. O processo de fabricação do mesmo, não emite CO2 e não é tóxico.

5 - Argamassa de argila

Isso mesmo! Existe uma argamassa feita de argila, que substitui o cimento na mistura, e pode ser utilizada em paredes internas, para os acabamentos. Entre suas vantagens, é possível citar que ela é totalmente sustentável, e ainda conta com um desempenho termo acústico, e impede o aumento de umidade nos ambientes.

Gostou do conteúdo? Deixe abaixo o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 28 / 06 / 22
A construção civil é uma área da engenharia que gera muitos resíduos, por isso é importante focar na sustentabilidade para reduzir os impactos. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
 | 08 / 04 / 22
ISO 14001 é uma certificação relacionada ao comprometimento das empresas de gestão industrial com práticas ambientais e seguras. ENTENDA SUA IMPORTÂNCIA!
Ler Mais
1 2 3 9

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.