Logo da Etesco Construções
Menu

5 práticas para aumentar a produtividade da obra

Atualizado em 16/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O que é produtividade?

A produtividade consiste em minimizar, cientificamente, o uso de recursos materiais na construção civil, para reduzir custos de produção. E o que deve ser feito para aumentar a produtividade da obra?

A imagem mostra dois homens trabalhando em um canteiro de obras.

No post de hoje, você vai descobrir! Falaremos um pouco mais sobre este assunto e destacaremos 5 práticas para que a produtividade possa crescer. Acompanhe!

Como funciona a produtividade na construção civil?

Na construção civil, a produtividade está relacionada com a melhor forma de utilizar recursos disponíveis no canteiro de obras.

Então, são desenvolvidas estratégias que permitem que o espaço físico, as ferramentas, os insumos, os processos de transporte, entre outros, sejam usufruídos da melhor maneira possível.

Um exemplo disso é quando uma empresa de construção não se preocupa com o destino do entulho gerado na obra.

Ela pode até obter bons resultados de produção, porém, é uma empresa que não leva a sério os impactos dessa atividade. Isto significa que ela não contribui para o aumento da produtividade da obra.

Em um outro caso, o profissional que é responsável por uma determinada tarefa, pode ser submetido a um cargo desgastante. Assim sendo, ele acaba obtendo uma produção maior, levando em conta outros aspectos de sua vida pessoal.

Desta forma, podemos dizer que a produtividade na construção civil pode ser relacionada com o equilíbrio geral dos resultados.

Formas de medir a produtividade na construção civil

Para saber se a sua construtora apresenta bons índices, você pode medir a produtividade da obra. Um dos primeiros passos é saber exatamente o que você deve medir.

Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), existem seis fatores de impacto, considerados importantes para a produtividade na construção civil. São eles:

Matéria-prima

Materiais de qualidade, que proporcionam menos retrabalho e controle sobre o estoque, para que exista a continuidade do fluxo de trabalho.

Capacitação e treinamento

Treinar os funcionários para que eles se tornem capacitados, adequadamente remunerados e possam criar vínculos com a empresa, para apresentar melhor produtividade.

Retrabalho

Quando não é necessário refazer algo e assim o desperdício é reduzido e os prazos são atendidos.

Layout do canteiro de obras

Quando o espaço é planejado, a circulação de trabalhadores e máquinas é agilizada, proporcionando o fácil acesso dos materiais.

Segurança do trabalho

Pode ser que ocorra algum acidente com um funcionário, gerando custo humano imensurável, prejuízos e impactos na produção e prazos.

Planejamento

Com um planejamento bem elaborado, a sua obra não enfrentará um desabastecimento, nem o desperdício de materiais ou eventuais atrasos.

E como aumentar a produtividade?

Após medir os processos e os postos de trabalho, podem ser encontrados resultados que estejam impactando de forma negativa na produtividade da obra.

Mas, existem 5 práticas que podem ser seguidas para corrigir os problemas e, consequentemente, gerar resultados melhores. Listamos essas práticas a seguir.

Melhoria na comunicação

A falta de uma interlocução entre as equipes, dentro do canteiro de obras, pode gerar alguns problemas, que são capazes de atrasar ou até paralisar a construção. Isto inclui acidentes de operários ou conflitos interpessoais.

Por isso, é fundamental transmitir uma mensagem de forma correta. Existem ferramentas que podem ser utilizadas para isso, como aplicativos de monitoramento e comunicação, por exemplo.

Definição de metas inteligentes

Muitas vezes, as boas metas funcionam como uma bússola, indicando qual caminho deve ser seguido pelos colaboradores.

Então, podemos dizer que, para que os profissionais atuem com mais vontade, obedecendo aos prazos, as metas são indispensáveis.

Uma meta de qualidade deve ser criada com base em cinco características, sendo bem específica, mensurável, relevante e alcançável, com tempo definido. Depois, é só repassar aos operários e cobrá-los para que o resultado seja positivo.

Organização dos processos

Na construção civil, quase todas as coisas são feitas através de processos, sendo eles previamente estabelecidos. O problema é quando falta organização, o que pode fazer com que seja perdido bastante tempo.

Sendo assim, é preciso organizar os processos, definindo os prazos para a execução de cada etapa, além de acompanhar os operários em determinadas atividades.

Recompensas para os colaboradores

Uma das melhores formas de instigar o desempenho dos colaboradores na obra é recompensá-los. Desta forma, todos poderão trabalhar mais engajados e com foco na premiação. Essa recompensa deve variar de acordo com o perfil de cada um.

Investimento em gestão da informação

Ter informações corretas sobre cada obra é um grande diferencial. Assim, é possível subsidiar as decisões estratégicas, que economizam tempo e energia, garantindo que os colaboradores foquem apenas no que for importante.

Mas, para isso, é fundamental contar com um sistema que realize um apontamento eletrônico, facilitando o acesso a essas informações e auxiliando no controle, para diminuir os custos e melhorar a produtividade.

Você já conhecia todos esses passos para aumentar a produtividade da obra? Conte-nos abaixo!
Compartilhe nossos conteúdos em suas redes sociais!
E até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O BIM é usado para auxiliar no planejamento do projeto de uma obra. Confira o que é o BIM e qual sua importância para o desenvolvimento de uma obra de construção civil.
Ler Mais
Os pré-moldados são uma opção para projetos de construção civil. Descubra quais são as vantagens deles para entender por que vale a pena escolher.
Ler Mais
1 2 3 41
© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por SuryaMKT
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram