Menu
Logo Links Úteis | Etesco

A importância da sinalização de obras em vias públicas 

Tempo de leitura: 3 min.

A sinalização de obras é uma medida fundamental para garantir a segurança de trabalhadores, pedestres e motoristas que circulam nas proximidades de uma construção, alertando sobre os potenciais riscos e mudanças nas condições da via.

a imagem ilustra uma placa de aviso de construção na via
EnvatoElements | Fonte: essffes

E esse é o assunto do post de hoje. Vamos falar sobre a importância da sinalização em casos de obras nas vias públicas. Acompanhe!

Sinalização de obras: qual a função?

Esse tipo de sinalização, geralmente, é utilizado para advertir, fornecendo informações padronizadas e claras e garantindo segurança aos trabalhadores e as pessoas que estiverem próximas ao local.

Em outras palavras, a sinalização de obras tem o objetivo de alertar os condutores sobre mudanças repentinas, como a redução de pistas, presença de maquinário pesado, trabalhadores em atividade e áreas de trabalho temporárias. 

Esses avisos visuais são essenciais para que os motoristas ajustem sua velocidade e comportamento, minimizando o risco de colisões e atropelamentos.

Além disso, a sinalização adequada também beneficia os trabalhadores que estão realizando a obra, pois os protege de possíveis acidentes causados pela distração ou imprudência dos condutores

Ao delimitar claramente as áreas de trabalho e orientar sobre os desvios necessários, a sinalização contribui para um ambiente mais seguro

Outro ponto importante é a eficiência operacional, uma vez que pode ajudar a melhorar as operações, orientando os trabalhadores e os veículos no local e reduzindo possíveis atrasos, que podem até provocar acidentes.

Tipos de sinalização de obras 

Existem alguns requisitos básicos para a sinalização de obras em vias públicas, todos são exigidos pelas leis de trânsito nacional. Entre os principais e mais importantes, estão:

Sinalização vertical

Utilização de placas indicativas que alertam os condutores sobre a presença de obras, desvios, velocidade máxima permitida, entre outras informações relevantes.

Os sinais verticais costumam apresentar cores específicas, como é o caso da sinalização de advertência de obra (OA), que possui o fundo e a orla em cor laranja amarelado, legendas, símbolos e orlas internas na cor preta.  

Vale lembrar que as películas utilizadas na fabricação das placas devem estar em conformidade com a NBR 14644. 

Sinalização horizontal

Marcação de faixas, setas e símbolos na via, para guiar o tráfego ao redor da área em obras e informar sobre mudanças temporárias na circulação.

Neste caso, as cores da sinalização devem seguir um padrão e para as obras de média duração, são indicadas tintas a frio, menos duráveis (base d 'água ou solvente). Já para as obras com duração maior, podem ser usados materiais de alta durabilidade.

Outra opção são as barricadas e cones, para delimitar áreas restritas ou perigosas e orientar o tráfego ao redor da obra.

Sinalização de alerta

Tem como objetivo sinalizar e alertar os condutores sobre alterações locais. Entre elas, os marcadores de alinhamento e perigo

Os marcadores de alinhamento indicam o fluxo do tráfego e são utilizados em desvios, onde geralmente existem alterações na via ou nas curvas. 

Por sua vez, os marcadores de perigo, ou placas, são usados em conjunto com postes, pilares, entre outros, posicionadas de frente com a aproximação dos carros para indicar a passagem.

Assim sendo, podemos concluir que uma sinalização clara e profissional mostra o compromisso com a segurança e o profissionalismo em todas as etapas de um projeto.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe em suas redes sociais! 

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba como a delaminação ocorre em pisos de concreto e como prevenir danos. Mantenha seu piso durável e seguro. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
Um dos tipos de telhados utilizados em diversos projetos é o telhado colonial. Mas, suas vantagens ainda são questionadas. Entenda se ele é ou não vantajoso para a sua obra!
Ler Mais
1 2 3 105

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
15:51 | 19/04/2024