BLOG

A importância da terraplanagem em uma obra

Quando você decide construir, é importante ter em mãos um bom projeto e o máximo de conhecimento sobre o que será executado. Porém, antes que a estrutura comece a ser levantada, é necessário preparar o solo, para garantir um resultado satisfatório para todos.

E para que isso aconteça, existe um processo chamado terraplanagem. Você sabe como funciona a terraplanagem e qual a importância da mesma em uma obra? Continue lendo para saber mais informações.

Como funciona a terraplanagem?

De certo modo, a terraplanagem é o ponto de partida de qualquer construção. Ela é responsável por preparar o solo para receber a parte estrutural da obra, para que tudo saia conforme o planejado.

Antes de iniciar a terraplanagem, é necessário retirar toda a vegetação da área (se houver) e qualquer outra coisa que possa atrapalhar o processo. Isso garantirá a qualidade do seu terreno, e o deixará mais sólido e estável possível.

Esse procedimento, geralmente, é acompanhado por um profissional de engenharia ou um arquiteto, responsáveis pela execução da obra, e que seguirão as cotas níveis definidas no levantamento planialtimétrico do terreno.

 

Por que o engenheiro deve se preocupar com a terraplanagem?

Assim como é importante reconhecer o preço da terraplanagem ou dos equipamentos, por exemplo, também é fundamental entender a relevância desta fase, pois ela influencia em toda a segurança que a obra terá.

O solo precisa ser bem preparado para que o projeto de construção civil possa ser seguido de maneira correta. Sem o cuidado de compactação, por exemplo, o terreno correrá o risco de ceder, fazendo com que a estrutura construída seja impactada, gerando rachaduras e, algumas vezes, até um desabamento.

Já a falta de nivelamento faz com que haja desregulamento nas alturas e até no visual construtivo. Portanto, não se pode abrir mão dessa etapa se você deseja ter uma obra segura e realmente eficiente.

 

Terceirizar ou não terceirizar?

Ao mesmo tempo em que a terraplanagem é um procedimento importante, ela também pode ter um alto custo. Muitas vezes, é necessário ter uma mão de obra capacitada, assim como equipamentos corretos. Em algumas obras, inclusive, acabam ocorrendo imprevistos inevitáveis que comprometem a execução de tudo o que foi planejado.

Por conta de fatores como estes que, na maioria das vezes, vale a pena terceirizar a etapa de terraplanagem, pois ao contratar uma empresa especializada, e que saiba realizar corretamente todo o processo, as chances de que tudo saia como planejado são bem maiores.

Além disso, o tempo de conclusão da obra será menor, será gerada economia e melhoria na qualidade, o que permitirá que o foco interno da equipe seja voltado para as etapas cruciais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *