Menu
Logo Links Úteis | Etesco

A taxa Selic pode impactar na Construção Civil? Entenda!

Atualizado em 09/08/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Assim como diversos outros setores, a taxa Selic tem o poder de acelerar ou enfraquecer as atividades da construção civil. Por sofrer flutuações devido às mudanças de fatores econômicos, ela pode impactar diretamente neste segmento.

No post de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre esse impacto. Continue nos acompanhando para entender!

Taxa Selic: o que é?

De maneira geral, podemos dizer que todos os países possuem uma taxa básica de juros para as operações de crédito. Aqui no Brasil, chamamos essa taxa de Selic ou Sistema Especial de Liquidação e Custódia e sua administração fica por conta do Banco Central do Brasil (BCB).

Assim sendo, a taxa Selic é caracterizada como um dos índices que apontam a situação econômica do país. Seu percentual poderá refletir diretamente nas demais taxas de juros, impactando em financiamentos, investimentos e outras transações bancárias. 

A partir do momento em que a Selic sofre uma queda, ocorre o aumento na compra de crédito, algo que impulsiona o consumo. Quando está em alta, o momento se torna melhor para a realização de investimentos. 

A taxa também ajuda a equilibrar a inflação, concedendo o controle de emissão, compra e venda dos títulos públicos.

Taxa Selic em 2022

Conforme dissemos, a Selic busca controlar a inflação no país, influenciando diretamente nos juros. Esse ano, sua porcentagem chegou a 13,75%, um aumento que ocorre para que as pessoas e as empresas passem a comprar menos e futuramente os preços diminuam.

E qual o impacto da Taxa Selic na Construção Civil?

Por haver essa influência em juros de empréstimos e financiamentos que são oferecidos pelos bancos, a Selic também interfere no setor da construção civil. Mas, de que maneira isso ocorre?  

Com juros mais baixos, acaba sendo mais vantajoso pedir empréstimo de crédito para construir um imóvel ou comprar.  

Desta forma, então, quando a taxa Selic se mantém baixa ela acaba aquecendo o mercado e ajuda na construção de mais empreendimentos e novas adesões de programas habitacionais. 

Vale ressaltar que os juros também estarão mais baixos e com isso, a busca pelos imóveis tende a ser maior. E claro, muitos investidores esperam por esse momento para fazer suas aquisições.

Por sua vez, quando acontece o aumento da taxa Selic, pode haver um consumo menor por parte da população, algo que estimula, de certa forma, a queda de preços, pois as taxas de juros sobem, criando uma dificuldade de acesso à empréstimos de crédito, por exemplo.

Esse aumento gera um impacto a médio prazo na construção civil, afetando as vendas de projetos que estão em andamento. Com isso, o setor desacelera, sendo forçado a diminuir os seus valores.

Diante disso, podemos dizer que a taxa Selic é bastante relevante para a construção civil, por ter essas associação ao aumento de crédito e a possibilidade de aquecer o segmento com novos financiamentos. 

Por isso, o ideal é que os profissionais dessa área estejam sempre atualizados, acompanhando a taxa e as variações que podem influenciar as negociações.

Deixe um comentário em caso de outras dúvidas sobre o assunto. 

Aproveite e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 16 / 07 / 24
NBR 6118: saiba porque ela é essencial para projetos de estruturas de concreto no Brasil, garantindo segurança, durabilidade e qualidade.
Ler Mais
 | 25 / 04 / 24
Saiba como a NR 21 protege os trabalhadores em atividades ao ar livre. Conheça sua importância na garantia de ambientes de trabalho seguros. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 32

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:35 | 19/07/2024