Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Afinal, qual a importância da terraplanagem?

Atualizado em 12/12/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Definimos como terraplanagem o processo de aplanar um terreno, deixando-o preparado para receber uma infraestrutura. É uma das etapas mais importantes de um projeto de obras.

a imagem ilustra uma escavadeira hidráulica escavando um terreno
Freepik | Fonte: WangXiNa

Quer entender melhor a importância desse processo? Então, acompanhe mais detalhes no post a seguir!

Terraplanagem: como funciona?

Podemos dizer que a terraplanagem se refere ao processo de nivelamento, escavação, remoção ou adição de solo para adequar o terreno às especificações necessárias para a construção.

Em outras palavras, antes de começar a obra, é necessário garantir que tudo ocorra de maneira correta, sem falhas. Assim sendo, todo o processo de terraplanagem entra em ação.

Sua principal função é preparar o solo para que ele possa receber uma construção, como prédios, barragens, canais de navegação, entre outros, se certificando de que existem boas condições para dar continuidade ao que será construído. 

Quais as etapas da terraplanagem?

Basicamente, a terraplanagem envolve uma série de etapas e técnicas para moldar o terreno de acordo com as especificações do projeto. Abaixo, vamos destacar os principais passos que envolvem esse processo:

Avaliação do terreno

Antes de iniciar qualquer trabalho, é feita uma avaliação detalhada do terreno para entender sua topografia, o tipo de solo e características que possam influenciar.

Escavação 

Em áreas onde é necessário o rebaixamento do terreno, máquinas como escavadeiras são utilizadas de acordo com as especificações do local. 

Carregamento

Se refere à reutilização do material da escavação, ou seja, a terra do próprio terreno, sendo importante para os locais que apresentam nivelamento abaixo da cota. 

Transporte

Consiste na retirada de material escavado e que não será mais utilizado. Em casos específicos, é necessária a importação da terra para que outro local seja preenchido.

Acabamento

Finalmente, o terreno é nivelado e recebe acabamento de acordo com as especificações do projeto, garantindo que a superfície esteja preparada para receber a construção ou pavimentação.

E por que a terraplanagem é importante?

Conforme dissemos, a terraplanagem é essencial para garantir a estabilidade e segurança das estruturas construídas. 

Ao nivelar o terreno, as irregularidades e obstáculos que poderiam comprometer a base das edificações são removidos, prevenindo problemas estruturais futuros.

Além disso, o processo permite o correto escoamento das águas pluviais, prevenindo inundações e contribuindo para a preservação do meio ambiente. 

Também é fundamental para a adequada inclinação do terreno e a implementação de sistemas de drenagem que impedem o acúmulo de água que poderia comprometer as construções e demais áreas.

Uma terraplanagem correta reduz os custos da construção, uma vez que ajuda a minimizar a necessidade de ajustes e correções futuras. Ela também pode otimizar o uso do terreno, possibilitando uma melhor distribuição das edificações e infraestruturas.

São vários os fatores que tornam esse processo importante antes da construção. Agora, conte-nos sua experiência com terraplanagem.

Possui outras dúvidas? Deixe um comentário, compartilhe e até o próximo post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Explore os desafios únicos e soluções inovadoras para construção em terrenos declivosos, garantindo estabilidade e segurança.
Ler Mais
Descubra como o asfalto ecológico pode reduzir custos, impulsionar a inovação e fortalecer a responsabilidade ambiental das empresas.
Ler Mais
1 2 3 17

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:19 | 21/06/2024