Logo da Etesco Construções
Menu

As 7 principais etapas de tratamento da água

Atualizado em 13/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

Você sabia que a água que consumimos todos os dias passa por um longo caminho antes de chegar às nossas torneiras? Principalmente em cidades onde existe rede de abastecimento, ela sempre passa por uma filtragem. E quais são as etapas de tratamento da água? Esse é o tema do post de hoje! Continue nos acompanhando!

A imagem mostra uma estação de tratamento de água.

A importância do tratamento da água

Frequentemente, a água dos mananciais é contaminada por vírus, bactérias e diversas impurezas que são capazes de gerar doenças que vão desde a cólera até a gastroenterite. Por conta disso, o processo de tratamento é fundamental.

Desta forma, então, o ideal é que o ciclo de saneamento não fique apenas no abastecimento. Em cidades onde já existe uma rede de esgoto, os resíduos da água utilizada nas residências seguem para uma rede de coleta, e em seguida para uma estação de tratamento.

Atualmente, estima-se que cerca de 83,3% da população possui acesso à água tratada e o desafio maior está em levar essa oferta para mais pessoas, bem como os serviços de esgoto, que ainda é bem restrito, em torno de 51,92% da população.

Os mananciais e captação de poços

Cada região adota uma técnica diferente na hora de realizar o tratamento de água, levando em consideração as características e necessidades específicas da sua rede de abastecimento.

O tratamento mais simples ocorre quando a captação é feita em poços, com adição de flúor para prevenir cáries, e cloro para destruir microrganismos que podem causar doenças.

Em casos onde a captação é realizada em lagos e rios, é comum que a água seja direcionada para estações de tratamento (ETA). Nessas estações ocorrem as etapas de tratamento da água, que explicaremos um pouco melhor a seguir.

Tratamento da água: Conheça as etapas

Ter uma água saudável e própria para o consumo requer diversas etapas que vão desde a captação da água até a sua distribuição, com ela já tratada. Assim sendo, depois que ela é captada, logo é bombeada e levada para as estações de tratamento.

Vamos agora conhecer cada uma das principais etapas de tratamento da água.

1 - Captação

Conforme dissemos, a água que consumimos vem de mananciais, isto é, dos lagos, rios ou fontes subterrâneas de água doce. Quando em seu estado natural, ela ainda apresenta resquícios de sujeira.

Por este motivo, não pode ser consumida em sua forma bruta, devido aos riscos de contaminação e diversas doenças. Então, nesta primeira etapa, a água é captada e direcionada para um sistema de grades, que irá reter os sólidos maiores.

2 - Adução

Nessa etapa, a água é conduzida através de bombas para o local de tratamento que chamamos de Estação de Tratamento de Água (ETA).

3 - Coagulação

Etapa onde acontece a adição de sulfato de alumínio, produto químico que possibilita a união de partículas sólidas.

4 - Floculação

Na quarta etapa do processo de tratamento, a água passa por uma agitação mecânica, para que as impurezas formem flocos maiores e pesados. O coagulante é dispersado com uma agitação mais forte.

Assim, as partículas e impurezas maiores e mais pesadas são depositadas no fundo do tanque, o que facilita a próxima etapa.

5 - Decantação

Na decantação, os flocos de impureza que foram formados na etapa anterior afundam e são separados do restante do líquido. A água então se torna livre de partículas sólidas.

6 - Filtragem

Neste momento, a água passa por filtros formados por camadas de areia grossa, fina, cascalho, carvão e pedregulho. Esses são materiais com o potencial de reter os flocos que não decantaram completamente e ficaram no fundo do decantador.​

7 - Desinfecção

E por fim, a etapa onde a eliminação dos vírus e bactérias é garantida. Primeiro, o pH da água é corrigido, e depois adiciona-se cloro ou ozônio para eliminar os microrganismos. Em seguida é aplicado flúor para a prevenção de cáries.

E pronto! A água já pode ser armazenada nos reservatórios que estão espalhados pela cidade e ser distribuída para a população.

Gostou de saber sobre as etapas de tratamento da água? Conte-nos nos comentários! E compartilhe em suas redes sociais! Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 10 / 08 / 21
Um rio poluído é consequência do descarte inadequado de resíduos sólidos, e para recupera-lo, é necessário realizar a despoluição. ENTENDA!
Ler Mais
 | 09 / 02 / 21
A despoluição dos rios é um processo que exige esforços para sua realização, mas, levando em consideração o descarte inadequado de resíduos sólidos, como isso é feito? CONFIRA!
Ler Mais
1 2 3 8
© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por SuryaMKT
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram