Menu
Logo da Etesco Construções

Características de uma Cidade Inteligente

Atualizado em 02/02/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Sabemos que as cidades são municípios onde vive uma parte da população, que muitas vezes sofre com diversos problemas sociais e econômicos. Agora imagina viver em uma cidade que se preocupa com a eficiência político-econômica e visa amparar o desenvolvimento humano e social? Isso é o que chamamos de cidade inteligente.

Se você ainda não sabe o que é uma cidade inteligente, ou Smart Citie, continue nos acompanhando. No post de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre o assunto, destacar as características e os benefícios que ela oferece.

Afinal, o que é uma Cidade Inteligente?

A cidade inteligente é um espaço urbano, cuja característica principal é a utilização de forma generalizada da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). 

Conforme dissemos, o principal objetivo desse modelo de cidade é promover uma melhora político-econômica, amparando o desenvolvimento humano e social, algo muito importante para a qualidade de vida de cada cidadão.

Os responsáveis pela inteligência da cidade são sensores, dispositivos e sistemas, onde é possível realizar a captura de imagens, integrando um espaço bastante eficiente e de alta tecnologia.

Em alguns lugares ao redor do mundo, como em países da Europa, América do Norte e da Ásia, algumas cidades já utilizam essa tecnologia.

Assim sendo, podemos dizer que as cidades inteligentes conseguem se desenvolver economicamente e socialmente de maneira sustentável. São lugares que valorizam o uso da tecnologia para funcionamento de sistemas e a participação da população.

Cidade Inteligente: pontos a considerar

Uma cidade inteligente apresenta algumas características principais, que vamos destacar a seguir.

Preocupação Social

O acesso à cultura e educação de qualidade são aspectos importantes quando o assunto é medir o capital humano. Por isso, gerenciar esses campos, como o número de escolas, museus e outros locais que contribuem com a cultura e educação da população, é algo fundamental.

Infraestrutura Qualificada

Para gerenciar uma estrutura é necessário utilizar tecnologias inovadoras, como por exemplo, a Inteligência Artificial (AI), além de sensores e redes de dados com alta velocidade. 

E são essas tecnologias que ajudam a monitorar de maneira rápida alguns aspectos como segurança, abastecimento de água, energia, entre outros.

Integração Eficaz

Por serem utilizadas diversas tecnologias nas cidades inteligentes, vários órgãos como o corpo de bombeiros ou a polícia, conseguem ter acesso à informações e ocorrências de forma mais rápida e em tempo real.

E os Benefícios?

Além da tecnologia, uma cidade inteligente apresenta diversos benefícios para a população.

Entre as vantagens está a otimização dos recursos, uma vez que, em uma cidade como essa, é fundamental oferecer uma educação de qualidade. E com o uso da tecnologia, a necessidade de recursos diminui e os resultados aumentam.

A sustentabilidade e a tecnologia, como dito acima, andam lado a lado, principalmente quando se trata de uma Smart Citie, e juntas ajudam a minimizar os impactos ambientais.

Também podemos falar sobre as estruturas das cidades inteligentes, sendo ambientes potenciais para novos negócios. Isto quer dizer que, em termos de tecnologias e informações, elas oferecem ótimos recursos e podem ser alternativas para diversos segmentos.

Alguns exemplos de Cidade Inteligente

De acordo com estudos do Centro de Globalização e Estratégia do Instituto de Estudos Superiores – IESE, temos o ranking de cidades consideradas inteligentes: 

  • Londres;
  • Nova York;
  • Amsterdã;
  • Paris;
  • Reykjavik (Islândia).

Nem todo mundo sabe, mas aqui no Brasil também temos algumas cidades inteligentes, sendo elas:

  • Curitiba;
  • Salvador;
  • São Gonçalo do Amarante (Ceará).

Viu só? São vários os benefícios de uma cidade inteligente e a tendência é de que esse modelo cresça. 

Agora conte-nos o que acha sobre esse tipo de cidade? Já reside em alguma dessas que falamos? Deixe um comentário. Compartilhe também em suas redes sociais e fique atento aos nossos próximos conteúdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Os aditivos para concreto são utilizados para melhorar a resistência e maleabilidade do concreto, que é composto por água, cimento e agregados. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
A NBR 15575 é uma norma que envolve o desempenho de edificações e visa estabelecer um alto padrão de qualidade para todos os projetos. Entenda o principal objetivo!
Ler Mais
1 2 3 57

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.