Logo da Etesco Construções
Menu

Como funciona e qual o objetivo da logística reversa?

Atualizado em 16/08/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A logística reversa é um procedimento que permite ao consumidor retornar à empresa um produto que já tenha sido utilizado, possibilitando o descarte adequado pelo fabricante.

Como funciona e qual o objetivo da logística reversa? | Etesco Construções

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre este assunto. Fique conosco e acompanhe a seguir!

O conceito de logística reversa

O conceito de logística reversa é baseado, principalmente, em uma série de processos e suas respectivas formas de implementação, que possam captar e destinar os produtos de maneira adequada.

Esse processo é conhecido como pós-venda ou pós-consumo, pois caracteriza o reaproveitamento de tais resíduos dentro do setor industrial.

Podemos dizer que a logística reversa ganhou espaço no Brasil após a instituição da lei nº 12.305, com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que visa controlar a distribuição dos resíduos, criando sistemas sustentáveis e seguindo a legislação.

Dentro das determinações previstas em lei, foi estabelecida uma resolução conjunta, que não envolve apenas os fabricantes, como também os importadores, distribuidores e os responsáveis pelas vendas.

A regulamentação permite, ainda, um cuidado maior com as questões que envolvem o meio ambiente, evitando o acúmulo de materiais e degradação natural.

Assim sendo, a responsabilidade de manter a logística reversa passou a ser de todos os envolvidos nesse processo.

Como fazer a logística reversa?

Para obter sucesso na logística reversa, é fundamental que a empresa conheça todos os materiais usados na cadeia de produção, além dos possíveis impactos que podem provocar ao meio ambiente.

Somente assim será possível elaborar um plano que possa beneficiar a organização, facilitando o contato com o consumidor e respeitando a natureza. A seguir, vamos destacar quatro passos básicos que podem ajudar neste processo.

1º passo

Primeiramente, deve-se estabelecer uma política clara e que explique aos consumidores onde eles podem retornar cada peça, embalagem, produto, entre outros.

2º passo

Também pode ser criado um canal de atendimento para que as possíveis dúvidas dos consumidores com relação à logística reversa, sejam solucionadas. Basta criar um site para que todos tenham acesso.

3º Passo

Internamente, pode-se alinhar com os colaboradores da empresa as diretrizes da logística, de modo que todos saibam como funciona esse processo e cumpra cada etapa corretamente.

4º Passo

Quando tudo já estiver alinhado, é o momento de colocar a logística em prática. E para isso, é necessário que a empresa esteja atenta aos custos que essa operação pode proporcionar.

Benefícios da logística reversa

Através da logística reversa, a empresa pode se tornar mais sustentável, algo que será bastante vantajoso para a sociedade. 

Esse tipo de iniciativa também é importante para que seja construída uma imagem positiva da organização, podendo ser utilizada na comunicação com os consumidores e até mesmo, nas próprias ações de marketing. Além desses, outros benefícios podem ser destacados, como por exemplo:

  • Redução de custos;
  • Criação de consumidores mais conscientes;
  • Mostrar o diferencial da empresa.

Para finalizar, podemos dizer que, com a implementação da logística reversa, mais empregos serão gerados e haverá uma movimentação positiva na economia.

Agora, conte-nos se você já conhecia todos esses detalhes e se já aplica a logística reversa em sua empresa.

Compartilhe em suas redes sociais.  E até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O BIM é usado para auxiliar no planejamento do projeto de uma obra. Confira o que é o BIM e qual sua importância para o desenvolvimento de uma obra de construção civil.
Ler Mais
Os pré-moldados são uma opção para projetos de construção civil. Descubra quais são as vantagens deles para entender por que vale a pena escolher.
Ler Mais
1 2 3 41
© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por SuryaMKT
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram