Menu
Logo da Etesco Construções

Como funciona e qual o tempo ideal para a cura do concreto?

Atualizado em 08/02/2024
Tempo de leitura: 3 min.

Para garantir a durabilidade e resistência de uma construção, é utilizado um método conhecido como cura do concreto, também responsável por assegurar a qualidade das estruturas do projeto. 

a imagem ilustra um concreto sendo despejado
Canva | Fonte: Life of Pix

Quer entender como funciona e qual o tempo ideal de cura deste material? Continue acompanhando o post a seguir! 

Qual a função da cura do concreto?

A cura do concreto é um processo responsável por manter as condições adequadas de umidade, temperatura e tempo do material, permitindo que ele atinja uma boa resistência.

Basicamente, inicia-se após o lançamento do concreto e pode durar vários dias, dependendo das condições ambientais, tipo de cimento utilizado e tamanho da estrutura.

Durante a cura, ocorre a hidratação do cimento, um processo químico no qual o cimento reage com a água, formando gel e cristais que contribuem com a resistência e durabilidade

O cimento Portland, um componente fundamental do concreto, reage com a água e essa reação é exotérmica, o que significa que libera calor. Desta forma, então, manter a temperatura durante a cura é importante para garantir a hidratação adequada.

Além disso, quando esse processo é feito de maneira correta, também ajuda a minimizar o risco de fissuras no concreto e a reduzir a porosidade, melhorando a impermeabilidade. 

Principais tipos de cura do concreto

Existem diferentes tipos de cura do concreto e a escolha dependerá das condições específicas de cada projeto.Entre os métodos mais comuns:

Cura à base de água

É o método mais tradicional, no qual a superfície do concreto é mantida constantemente úmida. Neste caso, é importante providenciar uma câmara com equipamentos que possam nebulizar a água sobre os blocos. 

Pode ser utilizada, também, uma manta geotêxtil, que retém a água e impede a evaporação, cedendo a quantidade de água necessária para a cura.  

Cura química

Uma película constituída por materiais como parafina, cera ou resina de acrílico, é aplicada na superfície do concreto para que a umidade seja retida (em até 12 horas). Desta forma, é possível impedir que a água evapore.

Esse processo ajuda a poupar mão de obra e, ao mesmo tempo, a manter a superfície do concreto úmida nos primeiros sete dias, sendo também um método sustentável.

Cura térmica

Por fim, temos a cura térmica do concreto, que visa obter uma resistência mecânica mínima, em pouco tempo. O concreto é submetido a altas temperaturas de maneira programada.

Então, o calor é aplicado enquanto o concreto é mantido úmido. Pode-se usar vapor saturado ou água quente para fornecer calor. A umidade ajuda a evitar a perda de água do concreto.

Este método ajuda a acelerar a cura, mas requer cuidados para evitar o superaquecimento e fissuras.

E qual o tempo ideal de cura do concreto?

O tempo de cura do concreto é importante para garantir a qualidade da estrutura, mas é algo subjetivo, ou seja, não existe uma regra. Geralmente, um período mínimo de sete dias é o recomendado para o concreto convencional. 

No entanto, em condições desfavoráveis, como altas temperaturas ou ventos fortes, pode ser necessário estender esse período. Estruturas maiores ou mais complexas podem demandar tempos de cura mais longos, podendo chegar a 28 dias ou mais.

É importante seguir as recomendações específicas do projeto, das normas técnicas e das orientações do fornecedor do concreto para determinar o tempo ideal de cura em cada situação.

Possui outras dúvidas sobre o tema do post de hoje? Deixe o seu comentário e compartilhe! 

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terraplanagem é o processo de aplanar um terreno, envolvendo várias etapas e deixando-o preparado para receber uma infraestrutura. Entenda melhor a sua importância!
Ler Mais
Terraplanagem é um processo realizado antes da construção para adequar o terreno às necessidades do projeto. Saiba quais os métodos utilizados nesse processo!
Ler Mais
1 2 3 15

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 23/02/2024