Logo da Etesco Construções
Menu

Como funciona uma sonda de perfuração e quais os tipos existentes?

Atualizado em 23/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

Sonda de perfuração ou plataforma de perfuração é o equipamento utilizado para a perfuração de poços, permitindo acesso aos reservatórios de petróleo ou gás natural.

A imagem mostra uma sonda de perfuração.

Quer entender um pouco melhor sobre este assunto? Então, continue acompanhando o post de hoje!

Petróleo e os poços de perfuração

O petróleo é considerado como um dos recursos naturais mais importantes para a população. Ele é retirado das jazidas através da perfuração na crosta terrestre, que atinge diretamente o poço petrolífero.

Entre os vários recordes que já foram alcançados com o pré-sal, é possível dizer que houve uma boa redução no tempo de perfuração dos poços.

O que muitas pessoas ainda acreditam é que os poços são todos perfurados da mesma maneira. Porém, existem diversos tipos de perfuração, com diferentes objetivos.

Entre as principais diferenças, podemos destacar:

Poço pioneiro

Em geral, é o primeiro poço a ser perfurado quando se busca gás natural ou petróleo.

Poço para jazida rasa

Para verificar se existe alguma jazida mais rasa do que as descobertas anteriormente em uma área determinada, é utilizado o poço para jazida rasa.

Poço pioneiro adjacente

Tipo de poço utilizado para descobrir novas jazidas em uma área considerada como adjacente diante de uma descoberta anterior.

Poço para jazida profunda

Poço para testar as jazidas e verificar a profundidade das mesmas, comparando-as com as que já existem em uma área determinada.

Principais tipos de sonda de perfuração

Em geral, a sonda de perfuração é classificada como marítima ou terrestre, algo que depende da localização dos reservatórios de petróleo.

Quando a sonda é marítima, ela é instalada sobre uma base flutuante, podendo até mesmo não ter uma propulsão própria. A seguir, explicaremos um pouco melhor cada um desses tipos.

Sonda de perfuração terrestre

Podemos dizer que a sonda de perfuração terrestre deve ser manuseada apenas por profissionais especializados.

É considerada como um dos equipamentos essenciais no processo de manutenção dos poços, permitindo o acesso ao gás e ao petróleo com maior segurança.

Além disso, ela conta com uma estrutura que faz com que o processo seja realizado com mais praticidade. Outras características importantes da sonda de perfuração terrestre são:

  • Bomba de fluído;
  • Choke trailer;
  • Tanque de fluído;
  • Estaleiro;
  • Trailer escritório;
  • UCI (Unidade de combate a incêndio).

Sonda de perfuração marítima: Navio Sonda

As jazidas nem sempre conseguem ser atingidas pelas plataformas de perfuração, como as plataformas terrestres, por exemplo. Isto porque estão localizadas em águas profundas.

Assim sendo, para que essas jazidas sejam exploradas, é preciso utilizar um equipamento que possa ultrapassar a camada de água existente, que chega ao fundo do oceano ou do mar.

Para isso, foram desenvolvidos equipamentos novos e técnicas inovadoras para o processo de perfuração. Entre essas novas opções, uma das mais utilizadas é o navio sonda.

O navio sonda foi totalmente projetado para a perfuração de poços submarinos, pois com ele é possível ultrapassar a lâmina d´água que apresenta mais de 2.000 m. Além disso, ele conta com uma torre, que está localizada ao centro.

Esse tipo de navio também possui uma abertura no casco, possibilitando a passagem da coluna de perfuração. E nesse mesmo local, os componentes usados durante a operação podem ser montados.

São várias as vantagens do navio sonda, que auxiliam em uma produção maior de petróleo e permitem que sejam explorados os poços submarinos profundos.

Agora conte-nos: você já conhecia esses tipos de sonda de perfuração? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário para que possamos te ajudar! E até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O BIM é usado para auxiliar no planejamento do projeto de uma obra. Confira o que é o BIM e qual sua importância para o desenvolvimento de uma obra de construção civil.
Ler Mais
Os pré-moldados são uma opção para projetos de construção civil. Descubra quais são as vantagens deles para entender por que vale a pena escolher.
Ler Mais
1 2 3 41
© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por SuryaMKT
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram