Menu
Logo da Etesco Construções

Como manter a Produtividade Durante uma Obra?

Atualizado em 15/02/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Sabia que um dos países com os índices de produtividade mais baixos na construção civil é o Brasil? Mesmo sendo um parâmetro muito importante, ainda existe essa dificuldade. Então, como manter a produtividade durante uma obra? O que deve ser feito?

A imagem mostra dois construtores civis trabalhando em uma obra

No post de hoje falaremos um pouco mais sobre esse assunto. Acompanhe a seguir!

O que é a Produtividade em uma Obra?

A produtividade é essencial para que as atividades na rotina de trabalho obtenham um bom desempenho e sejam bem desenvolvidas.

Na construção civil esse conceito vem sendo uma das pautas principais, principalmente na formação de estratégias que visam a melhoria do rendimento das equipes de uma obra, aumentando o valor do serviço oferecido.

Em outras palavras, nesse setor a produtividade está relacionada com eficiência e resultado de produção, e manter-se produtivo é mostrar a capacidade de executar tarefas de maneira contínua e com objetivos pré-estabelecidos.

Basicamente, é um parâmetro importante para entender a maneira como a mão de obra humana está relacionada com os recursos, procurando novas técnicas e estratégias para que essa relação se torne equilibrada.

Essas estratégias para o desenvolvimento de produtividade durante uma obra envolvem a análise de como os processos são realizados, identificando os pontos que podem ser melhorados, além do preparo dos profissionais para utilizar as técnicas adequadamente.

Desta forma, o gestor consegue identificar onde ele precisa investir mais, evitando possíveis incômodos que possam prejudicar a produtividade do trabalho como um todo.

Qual a Importância da Produtividade?

Geralmente, na construção civil, a produtividade exerce influência no equilíbrio do resultado. Daí a importância de se preocupar com essa questão, uma vez que ela pode impactar nas diferentes dimensões de um projeto, incluindo o prazo de entrega.

Vale lembrar que todas as obras com um tempo maior para serem entregues acabam exigindo um investimento ainda maior do que o pré-estabelecido.

Isto porque os atrasos requerem um orçamento maior, algo que gera insatisfação para o cliente e diminui a credibilidade do projeto.

Dicas para Melhorar e Manter a Produtividade

Ter um Planejamento e Orçamento

Sabemos que toda obra tem início com um planejamento, ou seja, o cronograma, estudo de viabilidade e orçamento. Somente após essa etapa é que se deve iniciar as próximas, sendo elas a elaboração do projeto e a construção.

Por sua vez, o orçamento começa antes do projeto e vai seguindo até a parte de execução.

Sincronizar a Mão de Obra e Materiais

Esse é um dos motivos de perda de produtividade, pois além de gerar custo para sua empresa, o trabalho não estará fluindo. Assim, a progressão da obra sofre uma pausa, que pode levar aos atrasos do cronograma.

Muitas vezes, isso acontece por falta de comprometimento, orientação, material e o principal, motivação na obra.

E se a mão de obra for paga por um período, é importante selecionar antes todos os materiais e as ferramentas necessárias para aquele serviço que foi programado.

Outra alternativa é perguntar ao contratado se ele está precisando de algum item especial para o seu trabalho.

Em casos de subcontratos ou terceirização de serviços, ao faltar materiais ou ferramentas, os trabalhadores poderão simplesmente abandonar o projeto e demorar para retornar. Assim sendo, as dicas que citamos acima valem para essa situação também.

Acompanhar e Medir a Produtividade

O acompanhamento e a medição do trabalho em uma obra também são fundamentais para aumentar e manter a produtividade.

É fundamental conferir todos os detalhes do projeto, com olhar crítico, analisando pontos de luz, coberturas, partes molhadas, entre outros.

E claro, o gestor pode elogiar o trabalho feito e demonstrar satisfação com o andamento do projeto, falando sobre erros, caso existam, e o que deve ser melhorado, motivando a melhorar cada vez mais.

Viu só? Existem dicas específicas para ajudar a manter a produtividade durante uma obra, principalmente entre os colaboradores.

Agora, conte-nos: Você já sofreu com a falta de produtividade em seu projeto? O que fez para melhorá-la e mantê-la?

Comente abaixo e compartilhe o conteúdo! Te esperamos no próximo post. Até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Os aditivos para concreto são utilizados para melhorar a resistência e maleabilidade do concreto, que é composto por água, cimento e agregados. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
A NBR 15575 é uma norma que envolve o desempenho de edificações e visa estabelecer um alto padrão de qualidade para todos os projetos. Entenda o principal objetivo!
Ler Mais
1 2 3 57

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.