BLOG

Compliance e ética na construção civil

Após o ano de 2013, um novo termo veio ganhando espaço no mercado. Trata-se de compliance e ética na construção civil, algo que é bastante buscado pelas empresas multinacionais e companhias de capital aberto. Mas, você sabe exatamente o seu significado e função?

A palavra compliance tem origem inglesa, e deriva da expressão to comply. O significado mais apropriado seria “agir de acordo com as requisições e normas”. Sendo assim, o termo refere-se à busca pela conformidade com a manutenção e os regulamentos da ética na construção civil.

A compliance e ética vai muito além de apenas ter uma consciência tranquila em relação à postura adotada. Ela é baseada em normas que também podem garantir destaque e reconhecimento. Continue lendo para saber mais informações sobre o tema.

Benefícios do investimento em compliance e ética

Agora você já sabe um pouco mais sobre o termo compliance e ética na construção civil. Então, vamos falar de alguns dos principais benefícios que isso pode gerar para os profissionais e também para a empresa.

 

Identificação e neutralização de riscos

Quando existe um processo estruturado, é bem mais fácil mantê-lo sob controle. Desta forma, também fica mais fácil identificar riscos e tomar providências quando for necessário, para que assim sejam corrigidas as falhas.

 

Construção de relacionamento

No momento em que os colaboradores reconhecem o valor ético da empresa, automaticamente eles promovem uma melhoria no relacionamento dentro da empresa, graças a lealdade conquistada.

Além disso, os profissionais se sentirão mais motivados a trabalhar em seu negócio, impactando a competitividade de uma forma positiva.

 

Reputação e cultura organizacional

Atualmente, ser reconhecido no mercado de maneira honesta, como uma empresa que faz a coisa certa, é um dos pontos mais importantes, pois é isso que fará com que ela seja mais ‘atraente’ diante do público. Vale lembrar que, na era da informação e da internet, é muito mais fácil o cliente analisar a integridade moral da organização, bem como sua missão, visão e valores.

 

Compliance e ética na construção civil: fatores críticos

Para desenvolver um trabalho de excelência, é importante alinhar os princípios básicos da ética na construção civil, baseados em padrões internacionais. Entre esses princípios estão:

Transparência: Todos os documentos apresentados para informar sobre o produto ou serviço deverão ser claros e inteligentes para ambas as partes.

Divulgação: Ao executar um serviço, os funcionários precisarão relatar constantemente todo o processo de andamento de suas tarefas.

Confidencialidade: O profissional não deverá divulgar nenhuma informação privada sem que tenha permissão. Exceto em casos especificados em regulamentação vigente.

Confiança: Em suas condutas no trabalho, os profissionais precisam oferecer confiabilidade.

Responsabilidade técnica: Os colaboradores devem se manter juntos e honestos em seu relacionamento, com mais empatia e consideração com os demais.

Diante de todas essas informações, podemos concluir que o investimento em compliance e ética na construção civil pode ser uma alternativa de ganhar popularidade e melhorar os índices de desempenho no mercado, inspirando outras empresas a seguirem um modelo parecido.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *