O termo Compliance tem origem do verbo em inglês ‘to comply’, e significa agir de acordo com uma condição, pedido, instrução ou regra. A compreensão deste conceito é de extrema importância, principalmente diante do cenário atual de evolução do mercado empresarial, que deve ser sempre adequado ao mundo jurídico e interno das empresas. Neste artigo, explicaremos um pouco mais sobre o compliance e sua importância para os negócios. Continue lendo.
Dentro das empresas, sejam elas públicas ou privadas, o compliance mantém o seu significado, e segue de acordo com as regras, instruções, especificações e regulamentos internos e externos, além de leis, padrões e normas, que são interpretadas e adequadas ao universo da empresa.
A existência do programa de compliance interno é o que poderá contribuir para uma melhoria dos processos desenvolvidos, garantindo mais eficiência e eficácia entre os colaboradores, além de identificar as falhas que poderão ser corrigidas.
O principal foco do compliance, conforme dito anteriormente, é identificar as falhas, analisar a rotina dos controles e sugerir melhorias para eventuais problemas ou dificuldades, que poderão ser encontrados durante o desenvolvimento das atividades.
O compliance apresenta grande relevância e um papel fundamental nas empresas, exercendo, a maioria das vezes, a função de um consultor, assegurando que a empresa esteja sempre cumprindo à risca tudo o que foi imposto pela regulamentação.
Portanto, assim como a ética, o compliance é uma responsabilidade geral, e deve saber acompanhar os processos. A adaptação da sociedade e da cultura da empresa é uma exigência que o próprio sistema capitalista apresenta.
Desta forma, a rotina da empresa poderá ser aprimorada, e assim contribuir para que novos clientes sejam conquistados, além da confiabilidade, satisfação e credibilidade que serão maiores para aqueles que já utilizam os serviços.
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