Menu
Logo da Etesco Construções

Concreto Protendido: conheça as vantagens

Atualizado em 01/04/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Sabemos que o concreto é composto por cimento, água e agregados, sendo um dos principais elementos da construção civil. Por sua vez, o concreto protendido é utilizado para aumentar a resistência do concreto à tração. 

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre o concreto protendido e você vai saber quais as vantagens que ele oferece. Acompanhe a seguir!

Características do Concreto Protendido

Quando falamos em concreto protendido, nos referimos a um elemento que utiliza barra de aço em seu interior, com uma armadura ativa que consegue comprimir de maneira prévia a estrutura.

A tensão gerada é o que equilibra os esforços e cargas aplicadas, fazendo com que essa armadura atue de modo ativo. Seu objetivo principal é minimizar ou anular fissuras e possíveis deslocamentos.

Para entender melhor o que é armadura ativa, é necessário lembrar da NBR 6118/2014, que a define como um material constituído por cordoalhas, barras e fios isolados, que geralmente é destinado para a produção de forças de protensão. 

Podemos dizer, então, que essa armadura chega a ser até três vezes mais resistente do que o concreto armado convencional.

Onde o Concreto Protendido é utilizado?

Basicamente, o concreto protendido pode ser utilizado em qualquer tipo de estrutura tracionada, como por exemplo:

  • Vigas;
  • Lajes;
  • Pisos industriais, entre outros.

Esse material também pode ser aplicado na contenção de terrenos, por meio de escavação e da sustentação de paredes.

Hoje, o concreto protendido também está presente em viadutos, pontes, torres eólicas (anéis de concreto), silos e outros tipos de construções que juntaram economia e arte.

E quais são as Vantagens?

Conforme dissemos, o concreto protendido tem o objetivo de elevar a resistência das estruturas. Mas, ele também oferece algumas vantagens para cada projeto de obra, sendo as principais:

Melhora no desempenho do concreto e aço

O concreto acaba atuando melhor com relação à compressão e o aço à tração. Ambos são potencializados por tensões que resultam da protensão.

Incidência menor às fissuras

As tensões internas que são geradas acabam reduzindo a fissura. Isto porque a protensão potencializa a compressão de concreto, e assim as partículas tendem a permanecer unidas.

Redução no tempo da obra

Na maioria das vezes, não é necessário o uso de vigas na estrutura, algo que facilita a execução da obra.

Diante de todas essas vantagens, podemos concluir que o concreto protendido possibilita uma construção mais eficiente, com menores chances de retrabalho durante a execução do projeto, além de ser uma obra muito mais segura.

Agora conte-nos se você já conhecia essas vantagens e se já utilizou o concreto protendido em seus projetos.

Deixe um comentário e compartilhe em suas redes sociais! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Os aditivos para concreto são utilizados para melhorar a resistência e maleabilidade do concreto, que é composto por água, cimento e agregados. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
A NBR 15575 é uma norma que envolve o desempenho de edificações e visa estabelecer um alto padrão de qualidade para todos os projetos. Entenda o principal objetivo!
Ler Mais
1 2 3 57

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.