Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Concreto reciclado: conheça a alternativa sustentável para as obras

Atualizado em 27/09/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Atualmente, as construtoras vêm aderindo mais ao conceito de sustentabilidade, considerando que um projeto de obras gera entulhos e consequentemente, prejudicam o meio ambiente. Pensando nisso, novos recursos foram surgindo, um deles é o concreto reciclado.

Canva | Fonte: kasipat

Se você ainda não conhece e não trabalhou com esse tipo de material, continue lendo o post de hoje e confira mais detalhes!

O que é o concreto reciclado?

Por apresentar um alto impacto ambiental, devido à extração de matéria-prima, consumo de energia e emissão de dióxido de carbono, o concreto convencional está abrindo espaço para o concreto reciclado, que vem ganhando destaque.

O concreto reciclado é produzido a partir da reutilização de concreto pré-existente, que pode ser proveniente de demolições, reformas ou resíduos de construção

Desta forma, ao invés de descartar o concreto antigo em aterros sanitários, ele é triturado e processado para criar um material que pode ser utilizado em novas construções ou em reparos.

Quais os benefícios do concreto reciclado?

Em geral, o concreto reciclado pode ser utilizado em diversos projetos de obras, oferecendo benefícios como:

Redução de resíduos

Conforme dissemos, o uso do concreto reciclado ajuda a diminuir a quantidade de resíduos na construção que acabam em aterros sanitários, reduzindo o impacto ambiental negativo.

Economia de recursos naturais

Esse material utiliza um concreto já existente, por isso ele reduz a necessidade de extração de outros recursos naturais, como areia e pedra, que são usados na produção do concreto convencional.

Redução da emissão de CO2

A produção de cimento, um dos principais componentes do concreto, é responsável por uma grande parte das emissões de dióxido de carbono relacionadas à construção. O concreto reciclado requer menos cimento, contribuindo assim para uma redução considerável na emissão de CO2.

Economia de energia

A produção de concreto a partir de materiais reciclados, geralmente, precisa de uma carga menor de energia do que a produção de concreto convencional, contribuindo para a redução do impacto ambiental.

Durabilidade

Quando produzido e aplicado corretamente, o material pode apresentar uma boa durabilidade, sendo utilizado em uma variedade de estruturas, incluindo edifícios, pavimentação, entre outros.

E para você, o concreto reciclado pode ser uma alternativa positiva para a construção? Deixe um comentário abaixo e compartilhe o conteúdo!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Construção modular: descubra as inovações que moldarão o futuro da construção, tendências em tecnologia, materiais e sustentabilidade.
Ler Mais
Gestão de resíduos: veja estratégias para minimizar o impacto ambiental na construção civil e como a ISO 14001 pode otimizar esses processos
Ler Mais
1 2 3 109

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
16:09 | 19/06/2024