Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Conheça 4 tecnologias utilizadas na indústria do petróleo

Atualizado em 23/09/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Com o passar do tempo, novas ferramentas foram sendo utilizadas na extração de O&G (Óleo e Gás) assim como tecnologias inovadoras que chegaram para melhorar a eficiência operacional na indústria do petróleo.

Canva | Fonte: krisanapong detraphiphat

Se você ainda não conhece essas tecnologias, continue acompanhando o post de hoje. Trouxemos quatro principais tecnologias para você conhecê-las!

Indústria do Petróleo: quais as vantagens do avanço da Tecnologia?

Nas plataformas de petróleo, são grandes os desafios. Por isso, existem diversas regras de segurança que precisam ser cumpridas.  

Mas, conforme dissemos, a tecnologia chegou para transformar e trazer muitos benefícios para as indústrias desse setor. Entre as principais vantagens, podemos destacar:

  • Tempo menor para o início da produção de petróleo e gás;
  • Riscos reduzidos;
  • Coleta de dados e informações que seriam inacessíveis por humanos;
  • Mais agilidade e precisão na tomada de decisões.

Assim sendo, podemos dizer que a maior parte dos campos de petróleo, ou até mesmo todos eles, devem ser automatizados nos próximos anos através do uso de tecnologia. 

Logo, o setor se tornará mais eficiente e todo o trabalho realizado será mais seguro para os colaboradores.      

E quais são as Tecnologias utilizadas na Indústria do Petróleo?

Como dito, existem algumas tecnologias que hoje fazem parte da indústria do petróleo, oferecendo vantagens para o processo e trazendo melhorias para esse setor. Abaixo, você confere as quatro principais!

1 - Digital Twin

O Digital Twin permite a simulação de um cenário para gerar ações de prevenção e, se necessário, correção. Basicamente, é uma réplica de uma unidade real, desenvolvida por Inteligência Artificial (AI), Machine Learning, o conceito chamado Internet das Coisas (IoT) e a computação em nuvem, sendo essa a nova realidade do setor de óleo e gás.

2 -  FPSO

Essa é mais uma inovação que tornou a produção e transporte do setor O&G muito mais ágil. O FPSO — Floating Production Storage & Offloading Vessel é um navio adaptado para realizar as mesmas funções de uma plataforma.

Ele tem a capacidade de estocar petróleo e também é responsável pelo tratamento do mesmo, deixando claro que a evolução tecnológica vem beneficiando o setor e navios desse tipo, que estão cada vez melhores. 

3 - Robótica

Com o avanço e o desenvolvimento da tecnologia em plataformas de exploração e produção do petróleo, uma parte da mão de obra humana em determinadas funções, principalmente as mais arriscadas, foram sendo substituídas por robôs submarinos ou drones.

Além de proteger os colaboradores, esses aparelhos inteligentes conseguem captar dados e informações que seriam difíceis para um humano ter acesso.

Os drones, por exemplo, são utilizados em plataformas flutuantes do setor de óleo e gás, para inspecionar. Já os robôs atuam pelo mar adentro, testando equipamentos e também fora da água, através das tubulações.

4 -  Dynamic Positioning System

É utilizado, geralmente, em embarcações de perfuração e navios de pesquisa que navegam nas partes do oceano mais profundas, locais onde o vento e as ondas podem se alterar constantemente, criando problemas nas âncoras.

Esse sistema é como uma âncora guiada por GPS, para manter o navio em plataformas que não possuem ligação com dutos de escoamento. Sem isso, o navio corre riscos, devido às marés e ao vento. 

Agora, conte-nos o que acha de cada uma dessas tecnologias utilizadas na indústria do petróleo. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

E até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 29 / 03 / 24
Um navio-sonda é uma embarcação especialmente projetada para perfuração offshore, com uma estrutura robusta. Confira mais detalhes e entenda como funciona!
Ler Mais
 | 30 / 09 / 22
Os poços de perfuração são parte do processo de extração do petróleo das jazidas, mas nem todos os poços possuem a mesma função. Entenda as diferenças entre eles!
Ler Mais
1 2 3 5

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:35 | 19/07/2024