Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Conheça 5 inovações tecnológicas que auxiliam no saneamento básico

Atualizado em 28/04/2023
Tempo de leitura: 3 min.

Ao longo do tempo, a tecnologia foi se consolidando em diversas áreas, facilitando metodologias e processos. Isso também aconteceu com o saneamento básico, sendo beneficiado com a evolução tecnológica.

Canva | Fonte: Art Wager

No post de hoje, falaremos sobre esse assunto. E se você ainda não conhece as inovações tecnológicas que auxiliam nesse processo, acompanhe os detalhes a seguir!

Benefícios tecnológicos para o saneamento básico

Atualmente, os tratamentos realizados em água e esgoto têm sido o foco de pesquisas em todo o mundo e junto da tecnologia, vem se tornando cada vez mais eficientes e sendo um excelente apoio para as questões de saneamento.

Entre os principais benefícios do uso da tecnologia no saneamento básico, podemos destacar:

Ampliação do saneamento básico

O objetivo é que até 2030 toda a população tenha acesso ao saneamento básico. E a tecnologia vem sendo um grande auxílio e uma das maiores responsáveis por esse processo, ampliando ainda mais os serviços.

Qualidade no processo

Com a tecnologia, os processos relacionados ao saneamento básico se tornam bem melhores. Quando uma estação de tratamento de água investe no uso de softwares para fazer a comparação e estudar a qualidade da água, por exemplo, o recurso começa a chegar de maneira mais eficiente e em boas condições aos usuários.

Identificação mais rápida de danos

Outro benefício da tecnologia para o saneamento é que tudo pode ser monitorado. Isso significa que os gestores conseguem identificar possíveis danos com facilidade e a tempo de consertá-los, como por exemplo, vazamentos e rompimentos.

Quais as 5 inovações tecnológicas que podem auxiliar? 

Afinal, quais são as 5 inovações tecnológicas que podem auxiliar no saneamento básico? Abaixo, vamos falar sobre cada uma delas!

1 - Sistema MBBR (Moving Bed Bio-Reactor)

O MBBR é um sistema que consiste em peças pequenas de plástico, que recebem o nome de bio mídias. Essas estruturas são caracterizadas pela formação de biofilme concentrado, que mesmo recebendo um volume de reação, conseguem reagir aos diversos microrganismos de tratamento. 

2 -  Biomassa anaeróbia granular

Esse é um processo desenvolvido na Holanda, pela Universidade de Tecnologia de Delft. É considerada uma metodologia revolucionária, pois ela não se estrutura em flocos como nos processos convencionais, mas sim em grânulos com uma velocidade maior de sedimentação, sem necessidade de produtos químicos.

3 - Medidores online (qualidade da água) 

Os medidores de qualidade da água são aparelhos que ajudam a aperfeiçoar cada vez o saneamento básico. Eles contém sensores online que ficam ligados a um display por onde é possível conseguir informações valiosas sobre a qualidade da água.

Entre as informações captadas, estão: temperatura, cor, pH, concentração de sais, cloro, entre outras. O acesso a esses dados permite um controle maior de cada etapa de tratamento da água.

4  - Membranas Filtrantes 

Apesar do alto custo de implantação, as membranas filtrantes fazem parte das tecnologias que ainda estão sendo estudadas, porém, apresentam uma grande eficiência

São responsáveis por ajudar a reduzir a área de ocupação de estações de tratamento, além de substituir os filtros de areia com uma dimensão maior.

5 - Monitoramento de Desperdícios

Pode ser utilizada para evitar o desperdício de água por meio de equipamentos com tecnologia moderna, sistemas acústicos e até programas de base de imagens via satélite capazes de registrar anormalidades em redes de tubulação subterrâneas.

Agora, conte-nos: você já conhecia essas tecnologias? Comente abaixo e compartilhe o conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 29 / 04 / 24
Conheça os benefícios da ampliação do saneamento básico. Saiba como isso impacta na saúde, no desenvolvimento econômico e na sustentabilidade. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
 | 26 / 01 / 24
A tecnologia foi evoluindo e, ao longo do tempo, as inovações tecnológicas passaram a auxiliar e otimizar diversas atividades, incluindo o saneamento básico. ENTENDA!
Ler Mais
1 2 3 9

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:30 | 23/07/2024