Menu
Logo da Etesco Construções

Conheça a NR 8 e entenda sua função na Construção Civil

Atualizado em 25/07/2022
Tempo de leitura: 2 min.

A NR 8 é uma das normas regulamentadoras que envolve requisitos técnicos para proporcionar um ambiente de trabalho qualificado e seguro para quem atua na construção civil.

Fonte: K-Kwanchai | Canva

No post de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre o assunto. Continue conosco para saber mais detalhes!

O que a NR 8 determina?

Sabemos que garantir a segurança na execução de uma obra nem sempre é uma tarefa fácil, certo? Foi pensando nisso que nasceu a NR 8, editada pela Portaria MTB nº 3.214, de 08 de junho de 1978.

A norma busca estabelecer requisitos para tornar o canteiro de obras um ambiente mais adequado para os trabalhadores.

Basicamente, a NR 8 determina quais são os padrões de segurança que precisam ser analisados enquanto um projeto está sendo colocado em prática, visando e assegurando a saúde dos colaboradores.

E como o canteiro de obras é um local onde existem riscos devido à quantidade de resíduos, altura, maquinário, entre outros, o papel da NR 8 é garantir que os trabalhadores não sofram danos. 

Quais são os requisitos estabelecidos pela NR 8?

Existem alguns requisitos dentro da NR 8 que se referem, principalmente, à qualidade da segurança durante as atividades realizadas em uma obra. A seguir, explicaremos melhor cada um deles.

Altura do piso ao teto

Esse é o primeiro requisito estabelecido pela norma e indica uma altura mínima ao pé direito, isto é, do piso ao teto da construção, sempre levando em consideração as condições de segurança, salubridade e conforto.

Proteção de intempéries

Devem ser observados alguns fatores no local da obra, como por exemplo, resistência ao fogo, isolamento e condicionamento acústico, isolamento térmico e impermeabilidade. 

É importante que os pisos e paredes sejam impermeabilizados e protegidos da umidade, evitando o surgimento de possíveis agentes patológicos que possam interferir na saúde de quem estiver trabalhando. 

Vale ressaltar que o isolamento acústico não deve ser excessivo, mas também não pode ser insuficiente. E os locais precisam conter coberturas adequadas para a proteção contra chuvas.  

Circulação

Outra determinação da NR 8 é que o piso dos locais onde ocorrem as obras não tenham elevações ou depressões que dificultem a circulação dos indivíduos, materiais ou ferramentas. Assim sendo, então, o piso deve estar em perfeito estado para não haver riscos de quedas. 

Também deve-se fazer uma sinalização correta no chão e nas paredes para evitar acidentes. Escadas e rampas devem ser construídas seguindo as normas técnicas oficiais, sendo mantidas em estado de conservação e resistentes para suportar grandes pesos.

Materiais antiderrapantes são fundamentais em locais que apresentam riscos de alguém escorregar e nos andares acima do solo, precisa haver uma proteção contra possíveis quedas, de acordo com as condições de conforto e segurança que fazem parte das normas municipais.

Embora algumas construtoras ainda não sigam cem por cento às Normas Regulamentadoras, a NR 8 é um investimento em segurança que deve ser implementado o quanto antes para evitar prejuízos.

Você já conhecia essa norma? Deixe um comentário abaixo e conte-nos!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 09 / 08 / 22
A taxa Selic é caracterizada como um dos índices que apontam a situação econômica do país. Entenda de que maneira ela impacta na construção civil!
Ler Mais
 | 05 / 08 / 22
As normas de segurança do trabalho ou NR 's estabelecem parâmetros e instruções para amenizar os riscos e aumentar a segurança no canteiro de obras. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 22

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.