Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Conheça algumas das principais tendências da construção civil em 2024

Atualizado em 19/01/2024
Tempo de leitura: 2 min.

O setor da construção civil está sempre em evolução, apresentando inovações e transformações significativas. Este ano não será diferente, pois algumas tendências pretendem movimentar o mercado e tornar os processos mais eficazes.

Quer saber quais são elas e entender como poderão ser aplicadas? Acompanhe mais detalhes no post a seguir! 

O que esperar do setor em 2024? 

De acordo com dados do CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), a construção civil fechou o ano com um crescimento de 1,5%, sendo considerado baixo, porém, positivo para as construtoras. 

A expectativa para 2024 é de um crescimento maior, além do uso de tecnologias avançadas e da Inteligência Artificial (I.A), estratégias que, nos últimos tempos, estão se destacando na otimização de processos, tornando a gestão mais eficaz e minimizando o retrabalho. 

E quais são as principais tendências?

Podemos dizer que a busca por inovação segue como prioridade na construção civil, tanto para melhorar o fator econômico, quanto para atender a demanda da sociedade. 

Abaixo, separamos algumas das principais tendências que prometem alavancar o crescimento do setor:    

Construções sustentáveis

Edifícios e projetos mais sustentáveis, com a utilização de materiais eco-friendly, práticas de construção verde e a adoção de energias renováveis, estarão em alta. 

Sendo assim, espera-se que essa prática desenvolva ainda mais a conscientização ambiental da população e cresça a cada ano.

Tecnologia de construção avançada

A tecnologia está transformando radicalmente a forma como os projetos são elaborados, gerenciados e executados. 

Em 2024, a realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV) serão ferramentas essenciais para visualizar os projetos antes da construção física, permitindo ajustes precisos. 

Além disso, a utilização de drones para inspeções, monitoramento de obras e levantamento topográfico será cada vez mais comum, melhorando a eficiência e a segurança no canteiro de obras.

Inteligência Artificial (IA) e Big Data

A Inteligência artificial e o Big Data são responsáveis por otimizar o planejamento e a execução de projetos.  

Os sistemas de IA são utilizados para análise, planejamento de cronogramas, gerenciamento de riscos e controle de qualidade, resultando em processos mais eficientes e tomadas de decisão.

Edifícios Inteligentes e conectados

Os edifícios estão aderindo aos sistemas de automação, IoT (Internet das Coisas) e gerenciamento remoto, para monitorar e controlar aspectos como segurança, iluminação, climatização e uso de energia.

Em resumo, a construção civil em 2024 será focada em métodos inovadores e impulsionada por um conjunto de inovações tecnológicas, preocupações ambientais e a busca contínua por eficiência.

Então, o que achou das tendências para esse ano? Comente abaixo e compartilhe o conteúdo!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Construção modular: descubra as inovações que moldarão o futuro da construção, tendências em tecnologia, materiais e sustentabilidade.
Ler Mais
Gestão de resíduos: veja estratégias para minimizar o impacto ambiental na construção civil e como a ISO 14001 pode otimizar esses processos
Ler Mais
1 2 3 109

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:19 | 21/06/2024