Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Conheça as principais normas da ABNT na construção civil

Atualizado em 20/09/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Quem atua na construção civil sabe que existem normas técnicas que precisam ser seguidas para garantir a qualidade e segurança na execução do projeto. Tratam-se das normas da ABNT, que auxiliam nos processos mais complexos do setor.

Envato Elements | Fonte: ira_lichi

Quer entender um pouco mais sobre o assunto e saber quais são as principais normas? Acompanhe o post a seguir!

Normas da ABNT na construção civil: o que são?

As Normas da ABNT ou NRs (Normas Brasileiras) são documentos que formam um conjunto de informações e recomendações padronizados para auxiliar em processos, serviços e uso de materiais. 

Qual o objetivo das normas da ABNT na construção civil?

O principal objetivo das normas da ABNT na construção civil é padronizar os processos durante a execução do projeto de obras, para que tudo seja feito de maneira alinhada. Portanto, as normas são uma espécie de manual de instruções.

Em outras palavras, elas garantem que os profissionais compreendam melhor os métodos utilizados e possam realizar um trabalho de qualidade. Algo que ajuda a evitar possíveis erros, como por exemplo, iniciar uma obra sem regulamentação.

Também podemos dizer que essa padronização gera benefícios para a construtora, contribuindo com a melhora da produtividade e garantindo segurança jurídica.

Quais as principais Normas da ABNT na construção civil?

São várias as NBRs existentes e utilizadas na construção civil. Claro, algumas possuem um destaque muito maior, sendo mais relevantes. Abaixo, vamos destacar as principais normas.

NBR 7199

Norma da ABNT relacionada à aplicação e manutenção de vidros, mais precisamente, questões que envolvem as espessuras que serão usadas e o tipo de vidro, que poderá ser temperado ou aramado, por exemplo.

NBR 6118

Essa é uma das normas mais importantes da construção civil, que orienta o trabalho em construções de pequeno ou grande porte sobre a qualidade das estruturas e durabilidade do material (concreto simples, protendido ou armado).

NBR 15.575

Outra norma bastante importante é a NBR 15.575 e a mesma estabelece critérios que devem ser respeitados na realização do projeto, para que ao final o conforto da edificação e durabilidade sejam garantidos.

NBR 12.118

Por sua vez, a NBR 12.118 está relacionada aos testes de qualidade de blocos vazados de concreto simples para alvenaria. Estes testes verificam as exigências técnicas dos blocos, como a resistência à compressão e absorção de água.

NBR 13.531

E para fechar as principais normas da ABNT, temos a norma responsável pela regulamentação dos projetos de edifícios, orientando de maneira bem específica e assegurando os níveis de qualidade.

Você já conhecia as normas da ABNT? Conte-nos a que mais utiliza em seus projetos!

Deixe um comentário abaixo e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 25 / 04 / 24
Saiba como a NR 21 protege os trabalhadores em atividades ao ar livre. Conheça sua importância na garantia de ambientes de trabalho seguros. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
 | 24 / 04 / 24
Aprenda a regularizar sua obra de forma eficiente e evitar complicações legais. Conheça os passos necessários. Clique e saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 32

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:19 | 21/06/2024