Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Conheça as principais normas de Segurança do Trabalho

Atualizado em 05/08/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Em um setor como o da construção civil, muitos acidentes podem ocorrer enquanto o projeto de obras estiver em andamento. Por isso, é fundamental que as construtoras tomem medidas para minimizar os riscos e doenças ocupacionais. Pensando nisso, foram desenvolvidas as normas de segurança do trabalho.

Quer saber o que são essas normas e quais são as principais? Continue acompanhando o post a seguir!

Normas de Segurança do Trabalho: o conceito

As normas de segurança do trabalho ou Normas Regulamentadoras (NR’s) são caracterizadas como o conjunto de medidas que zelam pela segurança dos colaboradores durante suas tarefas

Sua aplicação é obrigatória em qualquer empresa, seja ela pública ou privada, incluindo aquelas em que os trabalhadores são contratados por CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Qual o objetivo das normas de Segurança do Trabalho?

Podemos dizer que, basicamente, as normas de segurança do trabalho estabelecem parâmetros e instruções de acordo com cada atividade e função dos colaboradores para amenizar os riscos e aumentar a segurança no ambiente. 

Segundo a Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977, o MTE é o responsável por definir as medidas relativas a cada setor.

Quais são as normas de Segurança do Trabalho?

Toda norma de segurança do trabalho envolve vários fatores, entre eles os equipamentos de proteção individual (EPIs), serviços de eletricidade, segurança nas instalações, entre outros. São 36 NRs e abaixo separamos as principais para que você entenda melhor. 

Trabalho em altura (NR35)

Essa é uma norma que determina medidas de proteção para a realização do trabalho em altura, ou seja, todas as tarefas feitas acima de 2 metros do nível inferior, com riscos de queda.

Assim sendo, os colaboradores e também os gestores devem seguir as recomendações de forma correta, evitando grandes acidentes.

Edificações (NR 08)

A NR 08 está relacionada com as edificações. Seu objetivo é garantir o máximo de conforto e segurança para os colaboradores durante a execução desse projeto.

Ela traz consigo algumas especificações, como a proteção contra intempéries, altura do piso do teto, entre outras. 

EPI's - Equipamentos de Proteção Individual (NR 06)

Por sua vez, a NR 06 diz respeito ao uso de equipamentos de proteção, que devem ser fornecidos pela empresa. São itens que poderão proteger os colaboradores de possíveis riscos que prejudicam a saúde e segurança no trabalho.

Todos os equipamentos que forem utilizados no canteiro de obras precisam estar em perfeito estado de conservação e funcionamento.

Segurança em ambientes com eletricidade (NR 10)

Também é importante manter os cuidados com as instalações elétricas. E esse é o objetivo da NR 10, para garantir a proteção dos trabalhadores em todas as tarefas que envolvam ambientes com eletricidade.

Agora conte-nos se você já conhecia essas normas e quais são as normas que não citamos e que já implementou em seus projetos.

Deixe um comentário e compartilhe! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 16 / 07 / 24
NBR 6118: saiba porque ela é essencial para projetos de estruturas de concreto no Brasil, garantindo segurança, durabilidade e qualidade.
Ler Mais
 | 25 / 04 / 24
Saiba como a NR 21 protege os trabalhadores em atividades ao ar livre. Conheça sua importância na garantia de ambientes de trabalho seguros. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 32

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
10:16 | 23/07/2024