Menu
Logo da Etesco Construções

Conheça as vantagens do uso do bloco cerâmico estrutural

Atualizado em 25/07/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Sabemos que na construção civil existe uma grande variedade de materiais para serem utilizados em um projeto de obras. E entre eles está o bloco cerâmico estrutural, que está cada vez mais em evidência. 

Freepik | Fonte: senivpetro

Mas será que você conhece as principais vantagens oferecidas por esse material, especificamente? Para saber mais detalhes, acompanhe o post de hoje!

Afinal, o que é o bloco cerâmico estrutural?

Bloco cerâmico estrutural é fabricado em argila e para adquirir a sua resistência final, ele é levado ao forno para a queima. Esse tipo de bloco pode conter diversos tamanhos e exercer diferentes funções na construção.

Outro detalhe que caracteriza o bloco cerâmico estrutural é ele ser vazado, contendo furos prismáticos, sendo indicada para alvenaria e podendo ser utilizado na parte externa (fachadas), parte interna, muros, divisas, entre outros locais da construção. 

Quais as vantagens do bloco cerâmico estrutural?

Atualmente, o bloco cerâmico estrutural é um dos mais utilizados no segmento da construção civil. Ainda assim, muitos profissionais da área apresentam dúvidas se o material é uma boa opção para a obra. 

Por isso, reunimos algumas das principais vantagens que esse tipo de bloco proporciona para que você saiba de que maneira ele contribui com o seu projeto. Confira abaixo: 

Eficiência e economia 

O aumento da produtividade e a redução de custos são as principais vantagens. Isso porque o bloco cerâmico atua na sustentação da obra, eliminando a necessidade de utilizar vigas e pilares.

A economia de materiais continua com a argamassa, que tem o seu volume reduzido, sendo utilizado apenas o necessário para preencher os vazios de concreto e também com o aço.

Com relação à eficiência, o manuseio é mais prático e ele também auxilia na etapa de fundação, instalação elétrica e hidráulica, as últimas podem ser feitas junto ao assentamento de blocos.

Conforto térmico e acústico

Esse é um material que contribui com o equilíbrio da temperatura e deixa o ambiente ainda mais confortável. O bloco também apresenta porosidade, algo que ajuda a evitar a propagação térmica, climatizando o local e evitando a passagem de umidade.

Assim como o conforto térmico, ele também é acústico, sendo construído à prova de som e tornando o seu desempenho melhor.

Alta resistência

O bloco cerâmico também é um ótimo investimento por apresentar um custo-benefício reduzido. Isso porque apresenta uma alta resistência que o leva a ter uma vida útil longa. No mercado são encontrados modelos de até 20 MPa, a depender de sua aplicação. 

Ele também é resistente ao fogo e possui uma baixa absorção de umidade, aumentando ainda mais sua durabilidade.

E para você, o bloco cerâmico estrutural é um bom material? Já usou em algum projeto e sabia de suas vantagens? Comente abaixo e compartilhe!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados para promover uma construção mais resistente. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 101

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 23/02/2024