Logo da Etesco Construções
Menu

Conheça os benefícios de obras de infraestrutura

Atualizado em 15/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

Obras de infraestrutura são caracterizadas como a construção de estradas, rodovias, integração de mobilidade de transporte, ferrovias e projetos de saneamento básico, sendo fundamentais para o desenvolvimento das atividades socioeconômicas do país.

A imagem mostra pessoas levantando uma barra de ferro.

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre este assunto e você vai descobrir quais são os benefícios das obras de infraestrutura. Acompanhe a seguir!

Infraestrutura e suas vantagens

Muitas pessoas ainda se perguntam: como a infraestrutura pode alavancar um país? A resposta é mais simples do que se pode imaginar.

É através do investimento em obras de infraestrutura que surgem empregos e renda para a população e mercado local, melhorando assim as condições sociais.

Desta forma, podemos dizer que essas obras beneficiam toda uma cidade, uma vez que interferem diretamente na melhoria da qualidade de vida dos moradores com relação à saúde, transporte e saneamento.

Um exemplo que podemos citar são as viaturas da polícia e ambulâncias do SAMU, que conseguem chegar mais rápido aos locais de ocorrência, por conta da pavimentação e recuperação das vias, bem como a troca da iluminação das ruas.

Também podemos destacar os serviços de coleta de lixo, que passam a ser regulares. Avenidas e ruas onde não havia limpeza, recebem ajuda no escoamento das águas da chuva, evitando enchentes. São construídas galerias de águas pluviais em diversos bairros.

Além disso, as obras de infraestrutura voltadas para as rodovias, por exemplo, possibilitam que os comerciantes e produtores melhorem seu trabalho, facilitando a circulação de seus produtos, aumentando a qualidade para o consumidor final e evitando diversos riscos.

Diante de todos esses benefícios e a cada melhoria na infraestrutura, o ambiente de negócios também é favorecido. Isto porque aumentam as chances de as empresas efetuarem investimentos, expandindo não somente a competitividade de compra, mas também aumentando o número de vagas de emprego.

Quais os desafios das obras de infraestrutura?

Considerada uma das principais e mais importantes áreas do setor público, a infraestrutura se tornou um dos maiores desafios governamentais, pois não faltam obras para serem planejadas e realizadas, algo que demanda um grande esforço.

De acordo com o Índice Global de Investimentos em Infraestrutura, alguns países como Canadá, Cingapura e Catar são os que mais investem em obras de infraestrutura para o crescimento socioeconômico.

Esse é um estudo que muitas vezes leva em conta questões como o PIB per capita, impostos, financiamento, política e tudo o que envolve a infraestrutura.

E os desafios para o Brasil?

Em nosso país, alguns ajustes ainda são necessários. Porém, mesmo diante desta situação, a infraestrutura econômica já vem sendo o ponto principal de crescimento e desenvolvimento da economia, podendo se tornar algo ainda maior.

O cenário político e econômico vem se mostrando desfavorável nos últimos tempos. Ainda assim, os investimentos em obras de infraestrutura podem totalizar aproximadamente R$ 71,2 bilhões entre 2021 e 2026.

Possíveis soluções

Existem algumas experiências bem-sucedidas pelo mundo afora, que podem se tornar uma inspiração, como exemplo, aprimorar o que já existe ao invés de iniciar novas obras. Talvez esse seria um dos principais desafios para o Brasil.

Porém, é importante realizar um planejamento e o mesmo deve ser executado com inteligência, não pensando apenas no futuro, mas sim na aplicação de maneira sábia e correta dos recursos que já estão disponíveis para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Para ajudar a solucionar os problemas de infraestrutura, a construção civil possui cartas na manga, pensando sempre no que pode ser feito através das inovações na tecnologia, materiais sustentáveis e gerenciamento de resíduos, considerando também o mercado imobiliário.

Agora conte-nos: O que você acha da infraestrutura em nosso país? Deixe o seu comentário e compartilhe em suas redes sociais! Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O BIM é usado para auxiliar no planejamento do projeto de uma obra. Confira o que é o BIM e qual sua importância para o desenvolvimento de uma obra de construção civil.
Ler Mais
Os pré-moldados são uma opção para projetos de construção civil. Descubra quais são as vantagens deles para entender por que vale a pena escolher.
Ler Mais
1 2 3 41
© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por SuryaMKT
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram