Menu
Logo da Etesco Construções

Conheça os tipos de Indicadores de Desempenho na Construção Civil

Atualizado em 29/03/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Como saber quando um projeto está caminhando bem? A resposta pode ser encontrada nos indicadores de desempenho. 

Mas afinal, o que são esses indicadores, como são utilizados na construção civil e quais os principais tipos? No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto. Fique conosco!

Como os Indicadores de Desempenho são utilizados?

Para avaliar a performance de um projeto, geralmente, são utilizados indicadores-chave de desempenho: os chamados KPIs.

No setor da construção civil, essas métricas são utilizadas com frequência na otimização dos processos, bem como na definição de padrões comparativos com a concorrência.

Podemos dizer, então, que os indicadores de desempenho são importantes para medir, quantificar, comparar resultados em um espaço de tempo e apontar onde o projeto está se saindo melhor, e de que maneira ele pode criar um destaque diante dos concorrentes.

Mas, eles também podem indicar os pontos que estão fora da curva, ou seja, que comprometem a produtividade e a eficiência do trabalho da construtora. 

De modo geral, todos os indicadores adotados por uma construtora devem ser quantificáveis, confiáveis e medidos de forma contínua.

Quando existe persistência e critérios, você consegue ter uma série de finalidades para eles, tornando-os realmente úteis. 

Os Tipos de Indicadores de Desempenho

Para quem atua no setor da construção civil e deseja se estabelecer no mercado, obtendo resultados positivos, é necessário conhecer os indicadores de desempenho mais importantes. 

Isso significa que, se você pretende fazer com que a sua construtora evolua, deve saber como medir, datar, quantificar e criar um banco de dados para avaliações periódicas. Esses dados devem ser agrupados em categorias específicas. 

Entre os principais tipos de indicadores, podemos destacar:

Orçamento

Para ser levado adiante, todo projeto precisa de um orçamento. O orçamento é o documento que aponta os valores que serão gastos na obra. 

Na construção civil, existe uma série de variáveis que podem, até mesmo, fazer com que o orçamento inicial seja revisto. 

Deve-se adotar indicadores financeiros para o acompanhamento de tudo o que entra e sai da construção, como o custo de mão de obra, margem de lucro, retorno sobre o capital, entre outros.

Segurança

Esse é um fator que pode impactar nos custos de um projeto. Por exemplo, quando um funcionário tem um acidente durante a execução de uma obra e a construtora precisa arcar com a indenização.

Sendo assim, então, é fundamental conhecer e entender os indicadores de segurança para auxiliar na redução dos gastos e evitar maiores problemas. 

Os indicadores de segurança mais importantes são: Taxa de incidentes, número de horas trabalhadas por acidentes, inspeções, acidentes por fornecedor e quantidade de doenças ocupacionais.

Qualidade

Compreender a qualidade do seu projeto pode ajudar a reduzir os índices de retrabalho. Então, é importante manter um controle sobre essas métricas.

Os indicadores que podem auxiliar a equipe a manter o projeto com um alto nível de qualidade são: Número de defeitos, tempo de correção de defeitos, número de erros por conta do acabamento, satisfação do cliente, entre outros.

Operacional

Com os indicadores operacionais é possível avaliar como os esforços e o tempo estão sendo gastos no projeto. Assim, os colaboradores podem se ajustar e alocar recursos adicionais nas áreas que precisarem de apoio.

Alguns exemplos desses indicadores são: porcentagem de tempo de inatividade dos equipamentos, receita média por hora trabalhada, produtividade, tempo de inatividade de mão de obra e retrabalho.

Impacto Ambiental

Fechando a nossa lista, temos os indicadores de impacto ambiental na construção civil. A consciência ambiental deve falar mais alto, uma vez que existem muitos impactos que uma obra pode causar.

Dedicar-se a esse aspecto ajudará a evitar processos judiciais junto aos órgãos de proteção ambiental, além de multas e outros custos.

Entre os indicadores de impacto ambiental que podem ser mensurados, estão: geração de resíduos por metro quadrado, riscos de acidentes e litros de água utilizados.

Agora conte-nos: Já conhecia esses tipos de indicadores de desempenho? 

Deixe o seu comentário abaixo e não esqueça de compartilhar! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Os aditivos para concreto são utilizados para melhorar a resistência e maleabilidade do concreto, que é composto por água, cimento e agregados. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
A NBR 15575 é uma norma que envolve o desempenho de edificações e visa estabelecer um alto padrão de qualidade para todos os projetos. Entenda o principal objetivo!
Ler Mais
1 2 3 57

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.