Menu
Logo da Etesco Construções

Construção civil: 5 ferramentas indispensáveis em uma obra

Atualizado em 14/03/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Sabemos que existem diversas ferramentas utilizadas na construção civil, certo? Algumas acabam sendo utilizadas com pouca frequência, outras são indispensáveis para os trabalhadores do setor.

Quer saber quais são as 5 ferramentas que não podem ser deixadas de lado em uma obra? Então, continue nos acompanhando!

A escolha das ferramentas

Quando pensamos em ferramentas para o uso na construção civil, devemos nos atentar à dois fatores importantes: a qualidade e a segurança desses equipamentos

Por isso, é necessário utilizar ferramentas profissionais, que possam oferecer resistência para as atividades no canteiro de obras. 

Além disso, deve-se escolher as ferramentas corretas e saber utilizá-las, uma vez que o uso inadequado pode ameaçar a segurança tanto do profissional, quanto das pessoas que também estiverem no local, atrasando assim a entrega da obra.

E quais as ferramentas principais?

A partir do momento em que são selecionadas as ferramentas corretas, o profissional consegue se mostrar mais produtivo, garantindo também uma segurança maior durante a obra.

A otimização de tempo, confiabilidade e agilidade são mais alguns benefícios que as ferramentas adequadas podem proporcionar. A seguir, listamos as principais ferramentas.

1 - Furadeira

A furadeira é uma das ferramentas utilizadas na construção civil. São vários tipos e modelos desse equipamento, algumas são mais específicas para projetos maiores, como a furadeira de bancada e furadeira de impacto.

2 - Trena

Esse é mais um item básico e muito útil em obras de todos os portes. Ela facilita as medições sem a necessidade de deslocamento do operador, algo que consequentemente permite autonomia e otimiza o processo.

3 - Martelo e marreta

Ferramentas de fácil manuseio, além de versáteis, tradicionais e resistentes, podendo ser utilizadas em diversas atividades de uma obra.

4 - Conjunto de chaves

São vários os tipos de chaves para serem utilizadas no canteiro de obras, como a chave de fenda, a inglesa, a estrela, entre outras.

5 -  EPIs

Para manusear com segurança todas essas ferramentas, é importante o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) para a proteção do profissional que estiver na obra. Na lista de EPIs, podemos destacar:

  • Capacete: Para proteger a cabeça de possíveis impactos;
  • Abafador de ouvido: Usado para abafar o som de máquinas pesadas, evitando que o trabalhador sofra danos auditivos;
  • Luvas: Disponível em vários tamanhos, materiais e modelos, para proteger as mãos;
  • Máscara: Seu uso é importante para bloquear o contato de partículas nocivas com a respiração.
  • Cinto de segurança: Em alguns casos, também é recomendado.

Viu como essa lista é importante? São equipamentos indispensáveis para que o resultado de uma obra seja positivo.  Gostou do conteúdo? Comente aqui. 

Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais! Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Os aditivos para concreto são utilizados para melhorar a resistência e maleabilidade do concreto, que é composto por água, cimento e agregados. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
A NBR 15575 é uma norma que envolve o desempenho de edificações e visa estabelecer um alto padrão de qualidade para todos os projetos. Entenda o principal objetivo!
Ler Mais
1 2 3 57

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.