BLOG

Construção civil: 5 principais máquinas utilizadas em obras

Muitos profissionais, quando iniciam seus trabalhos em obras, não conhecem totalmente as máquinas que serão utilizadas. Na maioria das vezes, os engenheiros recém-formados não sabem os nomes, e sentem até vergonha de perguntar sobre elas, o que é muito comum, uma vez que só se aprende melhor em cursos específicos. E isso é muito comum também com mestres de obras e encarregados de uma construção, que não conhecem todo o maquinário e suas determinadas funções.

Elaboramos este artigo listando as 5 principais máquinas utilizadas em obras e a função de cada uma delas, para eliminar parte desta dúvida.

Principais máquinas utilizadas em uma obra

Na construção civil, são necessários diversos recursos para que seja realizado um trabalho de qualidade. Além dos profissionais envolvidos, os materiais também são importantes para que o resultado seja perfeito e possa agradar a todos.

Cada tipo de obra necessita de um recurso diferente, sendo os equipamentos as principais peças para um bom trabalho. Entre as principais máquinas a serem utilizadas, podemos destacar, então:

Retroescavadeira

retroescavadeira-etesco-300x200Essa é uma das máquinas mais populares, sendo composta por duas caçambas: uma frontal e uma traseira. Ela apresenta diversas funções, tais como escavar valas e redes, transportar materiais, quebrar os asfaltos, pavimentações e perfurar buracos. Pode ser utilizada também para carregar caminhões. Também existe uma versão reduzida da mesma, conhecida como mini retroescavadeira, que pode escavar redes mais rasas e transportar materiais mais leves.

Escavadeira Hidráulica

A escavadeira hidráulica também está entre as máquinas mais conhecidas da construção civil. Ela pode ser utilizada para o aterro e desterro, além de carregamento de caminhões, escavação de redes com diâmetro amplo, entre outras. Essa é uma máquina de alta produtividade, que pode realizar escavações de trincheiras com 1,5 metros de profundidade, e 3 metros de extensão, em apenas 15 minutos.

Pá carregadeira

A pá carregadeira, em sua versão tradicional, possui a função de carregar caminhões e materiais pesados, escavando e terraplanando terrenos. Sua versão menor, a mini, consegue transportar materiais e agregados, com uma grande versatilidade, pois apesar de seu tamanho ela é capaz de acessar os locais onde as máquinas maiores não podem alcançar.

Motoniveladora ou Patrol

Essa é uma máquina utilizada para espalhar ou cortar volumes grandes de materiais, além de aterrar subleitos, bases ou sub-bases, de acordo com a marcação topográfica da obra. É composta por seis rodas, sendo quatro traseiras e duas frontais.

 

 

Rolo compactador pé-de-carneiro

Equipamento utilizado na finalização do trabalho com a moto niveladora, com o objetivo de alcançar uma alta compactação da camada de feixe de materiais. As repetições de movimento de ida e volta, feitas pela máquina, recebe o nome de ‘feixe’, e é o que determina o grau de compactação. Existe uma versão dessa máquina chamada ‘rolo compactador liso’, utilizado para compactar materiais finos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *