Menu
Logo da Etesco Construções

Construção Civil: quais as vantagens da ISO 9001 para o setor?

Atualizado em 12/08/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Cada vez mais o setor da construção civil cresce e movimenta bastante a economia, gerando também milhares de empregos. Justamente por esse motivo, também aumentam os números de empresas no mercado e com isso surge a necessidade de implementar a ISO 9001 em suas atividades.

Fonte: shironosov | Canva

Mas, o que significa a ISO 9001 e quais benefícios ela pode proporcionar para a construção civil? Falaremos sobre isso no post de hoje. Acompanhe!

Afinal, o que é a ISO 9001?

No Brasil, o sistema ISO (International Organization for Standardization) reúne normas para certificar as empresas sobre a qualidade de seus serviços, sendo gerenciadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

A ISO 9001 é uma dessas normas e visa otimizar os processos e agilizar os trabalhos realizados em uma obra, a fim de satisfazer os clientes e fazer com que o projeto se torne um sucesso.

Quais são os benefícios da ISO 9001?

Conforme dissemos, a norma tem o foco voltado para a otimização de processos, para que o trabalho final seja satisfatório. 

Em um setor como a construção civil, é importante que os demais elementos estejam alinhados à ISO 9001, uma vez que será uma forma de as construtoras obterem uma lucratividade maior, conseguirem controlar os riscos e melhorarem a gestão.

Quando a ISO 9001 é implementada, ela oferece diversas vantagens para a empresa e consequentemente para o resultado final do projeto. Abaixo, selecionamos alguns desses benefícios.

Custos reduzidos

Não importa qual seja o tamanho da obra, quando existe uma redução de custos, isso logo gera um impacto direto na lucratividade da construtora e mais do que isso, movimenta a economia.

Serviços padronizados

A padronização de serviços é um dos desafios maiores para o setor, pois cada obra exige uma equipe diferente, com diversas opções de materiais. A evolução das etapas podem variar de acordo com o procedimento que a construtora adotou.

Porém, estabelecer um padrão para os serviços desenvolvidos garante que mesmo diante das diferenças de obra para obra, a qualidade do resultado será garantida.

Colaboradores mais motivados

Através da ISO 9001, uma empresa pode alcançar níveis de excelência em termos de gestão de qualidade, algo que leva os colaboradores a serem muito mais participativos, considerando que haverá uma comunicação melhor e mais envolvimento na solução de problemas. Os colaboradores se sentirão mais eficientes e motivados.

Liderança organizada

Após a implementação da ISO 9001, as responsabilidades podem ser compartilhadas, ou seja, os processos poderão ser alinhados com outra pessoa de confiança e assim os detalhes poderão ser observados com mais cuidado, sempre focando na qualidade. 

Destaque no mercado

A aplicação da norma na construção civil não é uma tarefa tão simples e por esse motivo, as empresas que obtêm o certificado conseguem se diferenciar no mercado onde está inserida. Muitas preferem negociar apenas com as demais organizações, que também possuem a certificação.

Agora conte-nos se você já conhecia os benefícios da ISO 9001? Possui outras dúvidas?

Deixe o seu comentário abaixo. Aproveite e compartilhe o conteúdo! Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 09 / 08 / 22
A taxa Selic é caracterizada como um dos índices que apontam a situação econômica do país. Entenda de que maneira ela impacta na construção civil!
Ler Mais
 | 05 / 08 / 22
As normas de segurança do trabalho ou NR 's estabelecem parâmetros e instruções para amenizar os riscos e aumentar a segurança no canteiro de obras. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 22

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.