Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Construção off-site: saiba como funciona e conheça as vantagens

Atualizado em 12/03/2024
Tempo de leitura: 2 min.

Toda obra possui um tempo determinado para ser finalizada e nem sempre o prazo de entrega é cumprido. Por conta disso, algumas mudanças foram sendo implementadas, entre elas a construção off-site.

A imagem mostra um cimento preto com uma estrutura de concreto vermelha e branca. Há um caminhão branco e uma máquina de construção em segundo plano.
Freepik | Fonte: rawpixel.com

Agora você deve estar se perguntando: como assim uma construção off-site? Para entender melhor, continue acompanhando o post de hoje!

Afinal, o que é uma construção off-site?

A construção off-site é um método onde os componentes principais de uma estrutura são fabricados fora do canteiro de obras, sendo transportados depois para o seu destino final, finalizando o projeto.

Na tradução literal, o termo significa “construção fora do local” e a partir desse processo inovador, é possível que uma edificação já chegue pronta ao lugar destinado. É uma forma de agilizar a entrega, reduzindo prazos.

Esse transporte é feito por uma equipe técnica até o local da obra, para garantir que a construção seja finalizada corretamente nesta etapa de acabamento. 

Também é considerada uma grande tendência atual da construção civil, uma vez que gera grandes benefícios, como a economia do orçamento total da obra, por exemplo.

Em geral, esse tipo de construção utiliza materiais de qualidade, sempre de acordo com as normas e padrões construtivos, como o aço, madeira e o concreto.

Vale lembrar que, para ser considerada uma construção off-site, não existe a necessidade de ser feita completamente por materiais pré-fabricados.

Quais as vantagens da construção off-site?

Podemos dizer que a construção off-site oferece diversas vantagens, em vários aspectos, com destaque para a rapidez e eficiência na entrega da obra. Além desse benefício, também se destacam:

Sustentabilidade

A abordagem resulta em um impacto ambiental menor, devido à redução de desperdícios e ao uso eficiente de materiais. 

Sendo assim, é um tipo de construção benéfica para o meio ambiente e, ao mesmo tempo, permite que os recursos economizados sejam direcionados para outras necessidades.

Economia

Essa construção também gera uma ótima economia de gastos, uma vez que não ocorre o desperdício de alguns insumos. Logo, não há a necessidade de gastar com o transporte de entulhos, por exemplo. 

Personalização

Caso seja preciso alterar algo na estrutura do projeto, quando a construção é off-site, o arquiteto responsável terá uma flexibilidade maior e mais liberdade para as modificações.

Qualidade construtiva

Com essa abordagem, a probabilidade de erros de execução do projeto diminui. Além disso, por ser conduzida em um ambiente controlado, ela segue padrões rigorosos, aumentando ainda mais sua qualidade. 

Mobilidade

Para finalizar, temos a mobilidade, uma das maiores vantagens oferecidas, considerando que os responsáveis pela obra podem transportar com facilidade as peças que farão parte da estrutura. 

Em resumo, a construção off-site é inovadora e vem ganhando popularidade, devido às suas vantagens em termos de eficiência, qualidade e sustentabilidade. 

No entanto, é importante considerar as particularidades de cada projeto antes de decidir pelo método de construção mais adequado.

Gostou de saber mais sobre off-site? Deixe o seu comentário e compartilhe!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba como a delaminação ocorre em pisos de concreto e como prevenir danos. Mantenha seu piso durável e seguro. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
Um dos tipos de telhados utilizados em diversos projetos é o telhado colonial. Mas, suas vantagens ainda são questionadas. Entenda se ele é ou não vantajoso para a sua obra!
Ler Mais
1 2 3 105

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
15:22 | 19/04/2024