BLOG

Diário de obra: O que é e como ele pode ser utilizado?

O diário de obra é um documento utilizado pelas construtoras para registrar as informações importantes, que envolvem as atividades praticadas no canteiro de obras. Desta forma, é possível dizer que o documento funciona como um descritivo, onde o engenheiro ou técnico responsável registram os fatos. 

A imagem mostra uma mão escrevendo em um papel.

Continue nos acompanhando para saber mais informações sobre o diário de obra, bem como suas vantagens na construção civil.

A função do diário de obra

Conforme dissemos, no diário de obra pode ser registrado todo o processo do seu projeto. Isto significa que é possível justificar, inclusive, os atrasos nos prazos de entrega para os clientes.

Outra função do diário é discutir os problemas, ou seja, tudo o que acontece com os funcionários, para preveni-los e evitar que ocorram novamente. É comum que o documento seja preenchido em três vias: canteiro de obras, construtora e cliente.

Assim sendo, todos ficam cientes do que aconteceu na obra, e isso ajuda a sua empresa a ser caracterizada como transparente em suas ações.

E quais as vantagens do documento?

Ao implantar o diário de obra em seu projeto, você pode garantir diversas vantagens para sua construtora. Isto porque, além de ter um documento comprovando as etapas da obra, sua empresa poderá provar que é transparente em tudo o que faz.

Entre as vantagens, podemos citar:

Organização

O cronograma de obra terá mais informações que ajudarão a avaliar a evolução de um projeto, e assim os prazos ficarão mais organizados.

Avaliação

Quando todos os serviços prestados são acompanhados, é possível avaliar melhor a qualidade do trabalho de colaboradores e empreiteiros.

Imprevistos

Os registros de atrasos na obra, devido a condições do tempo ou falhas de equipamentos, poderão justificar a entrega do trabalho.

Prevenção

Com esses registros, que incluem informações de acidentes, fica mais fácil criar iniciativas preventivas para que essas ações não se repitam.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe o conteúdo nas redes sociais!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *