A sobrevivência de uma empresa no mercado depende muito das práticas e ações que são adotadas por suas equipes, isso independentemente do ramo em que atuam. Essas estratégias precisam ser muito bem traçadas com o intuito de garantir a correta atuação dos colaboradores, até mesmo dos diretores, bem como para evitar crises internas.
Para isso, podem ser adotados dois programas, que são a gestão de riscos e o compliance. Embora ambos visam o sucesso da empresa, apresentam diferenças entre si, mas, ao mesmo tempo, sua associação promove resultados ainda mais eficazes.
Como os dois costumam ser confundidos, preparamos este artigo com o intuito de conceituar a gestão de riscos e o compliance, além de apresentar as suas diferenças para que você possa adotar essas estratégias de uma forma mais assertiva em sua empresa. Continue lendo para saber mais!
Índice
Toda empresa pode enfrentar riscos quando está atuante no mercado. Eles envolvem, por exemplo, questões financeiras, prejuízos para a imagem da organização, bem como a não aceitação de um produto ou mesmo seus altos custos de produção, que inviabilizam o preço final.
Esses são apenas alguns exemplos de problemas que podem ser enfrentados pelas empresas, pois em cada segmento eles podem variar. Sendo assim, é preciso que seja realizada uma boa gestão de riscos para antever essas situações desfavoráveis, que podem ser provocadas por fatores internos ou externos, e que provocam incertezas ou imprevisibilidade.
A tarefa dos profissionais responsáveis pela gestão de riscos é implementar ações, processos ou atividades que visam identificar, analisar, corrigir e evitar qualquer falha ou deficiência que possa comprometer o crescimento ou o sucesso da empresa.
Isso também envolve identificar oportunidades que ajudem a agregar valor para a companhia, ou melhorar a sua presença de mercado, favorecendo os produtos ou serviços oferecidos e a infraestrutura da organização como um todo.
Assim, a gestão de riscos ajuda a identificar problemas internos, analisar fatores externos, verificar falhas nos processos, aquilo que pode estar causando ou vir causar prejuízos, assim como o que pode ser melhorado e/ou aproveitado em prol do sucesso da empresa.
No caso do compliance, essa prática caminha em um sentido diferente da gestão de riscos. Consiste em mecanismos ou estratégias que são adotados com o intuito de garantir que cada um dos processos da empresa esteja sendo realizado de acordo com as suas políticas internas e a legislação vigente.
Basicamente, se refere a fazer análises e controle para que todas as regras sejam seguidas adequadamente. Por isso, o compliance se relaciona de forma direta com a ética, profissionalismo e prevenção de corrupção dentro da organização.
Envolve, inclusive, o cumprimento dos valores e da missão da empresa, além do relacionamento com fornecedores, clientes e investidores, sempre visando garantir a proteção dos interesses da organização e das pessoas que com elas estão envolvidas.
Esse cumprimento de normas, regras e políticas é fundamental para que a empresa atue em conformidade com a sua própria cultura, mas também esteja adequada a todas as leis, diretrizes ou regulamentos envolvidos com seu setor de atuação, garantindo a legalidade do negócio e a sua transparência.
Como você pôde ver, a gestão de riscos e o compliance são diferentes, uma vez que no primeiro caso identificamos problemas ou conseguimos antevê-los com o intuito de preveni-los ou corrigi-los, para que a empresa não passe por dificuldades. Já no caso do compliance, a preocupação é fazer com que todos os processos da empresa sigam as regras e normas internas ou externas.
Perceba que quando o compliance é aplicado corretamente também conseguimos fazer o gerenciamento de riscos. Afinal, se uma determinada regulamentação não é seguida, existe o risco de multas posteriores, o que gera prejuízo financeiro e para a imagem da organização.
Sendo assim, embora a gestão de riscos e o compliance sejam diferentes eles precisam atuar em conjunto, porque se complementam e garantem uma boa atuação no mercado, consequentemente, o crescimento da organização, sua credibilidade e valorização.
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