Menu
Logo Links Úteis | Etesco

É possível reduzir os custos de um projeto de obras?

Atualizado em 23/06/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Todo projeto de obras necessita de um orçamento para a análise de gastos, sendo esse um dos fatores determinantes para o início da construção. O que nem todo gestor sabe é que existe a possibilidade de reduzir os custos do projeto.  

Quer saber como os gastos podem ser reduzidos? Acompanhe ótimas dicas no post de hoje!    

Projeto de obras: principais custos

De maneira geral, o tamanho da obra não é tão relevante, afinal existem vários tipos de custos para que uma construtora coloque o projeto em prática. É possível destacar entre os principais: 

  • Mão de obra;
  • Materiais;
  • Equipamentos;
  • Taxas;
  • Impostos;
  • Despesas administrativas, entre outros.

Assim sendo, podemos dizer que o maior custo que uma obra apresenta está relacionado a fatores como serviços e equipamentos, categorias que precisam de mais atenção na hora de realizar o orçamento.

Como reduzir os custos do projeto de obras? 

São várias as formas de reduzir os custos de um projeto de obras, que não se trata somente da parte financeira, uma vez que são gerados muitos resíduos e isso implica diretamente em cuidados com o meio ambiente.

O primeiro passo é montar um planejamento, pensando na mão de obra e organização do cronograma, além do orçamento para os materiais utilizados, equipamentos e diversos outros fatores. 

O controle de entulhos e resíduos também é importante na redução de custos. Devem ser adotadas medidas para evitar o desperdício dos materiais que já foram utilizados, com o gerenciamento de cada resíduo. 

Pode ser adotada a estratégia dos 3 Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. Entregas ‘just in time’ também podem ajudar a evitar desperdícios. 

Essa prática tem como objetivo conscientizar os colaboradores sobre o uso dos materiais envolvidos na obra. Existe também a metodologia japonesa do 5S, sendo eles: 

  • Senso de utilização;
  • Senso de limpeza;
  • Senso de ordenação;
  • Senso de saúde;
  • Senso de autodisciplina.

Outra maneira de reduzir os custos de um projeto de obras é investir em materiais de alta qualidade, pois o uso de equipamentos mais modernos podem ajudar na diminuição de falhas e agilizar a obra.

Além do uso de plataformas, softwares de gestão, tecnologias que permitem uma organização de entrada e saída de insumos. E por fim, a realização de uma avaliação dos fornecedores e negociações de prazos de acordo com o cronograma do projeto.

Viu como é simples reduzir os custos de uma obra? Agora é só colocar em prática todas as dicas acima! 

Gostou do conteúdo ou possui alguma dúvida? Deixe o seu comentário e compartilhe!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estudo de solo: veja a importância na prevenção de deslizamentos e como medidas preventivas podem proteger vidas.
Ler Mais
Inteligência Artificial na construção civil: como é possível aprimorar o planejamento, execução e gestão de projetos no setor.
Ler Mais
1 2 3 110

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:35 | 19/07/2024