PT   |   EN
Logo da Etesco Construções

Emulsão asfáltica: Qual a finalidade e onde utilizar?

Atualizado em 13/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

Você já deve ter ouvido falar em emulsão asfáltica, não é mesmo? Classificada como impermeabilização flexível, a emulsão asfáltica é um composto de material betuminoso, água e aditivos dispersantes.

A imagem mostra três pessoas fazendo a emulsão asfáltica.

Mas, qual é a finalidade e onde é possível utilizá-la? É o que você vai descobrir no post de hoje. Acompanhe a seguir!

A função da emulsão asfáltica

O termo emulsão, geralmente, se refere à junção entre materiais que, por natureza, acabam não se misturando. Então, para que esse processo aconteça, é necessário o uso de aditivos dispersantes.

No caso da emulsão asfáltica, existe uma mistura entre água, material asfáltico e alguns agentes dispersantes. Ela cria uma camada protetora na superfície, com uma boa aderência e alta resistência aos ataques químicos.

Sua aplicação costuma ser feita à frio, de uma maneira diferente da manta asfáltica, cuja aplicação é feita à quente, com um maçarico.

Mas, vale ressaltar que ambas não possuem resistência mecânica. Então, é necessário aplicar algum revestimento, como contra piso, reboco, entre outros.

A grande facilidade da emulsão asfáltica é que ela pode ser adquirida em lojas especializadas, sendo vendida em baldes. E claro, existem algumas precauções que deverão ser tomadas em sua aplicação.

Onde a emulsão asfáltica pode ser utilizada?

Em geral, a emulsão asfáltica é utilizada para impermeabilização ou preparação de fundações, baldrames, muros de arrimo, alicerces e outras estruturas que estiverem em contato com o solo.

Etapas da aplicação da emulsão asfáltica

Primeiro, é necessário que a base ou superfície onde a emulsão será aplicada esteja limpa, e qualquer irregularidade que possa haver no local seja reparada com argamassa.

Deve ser removida toda a poeira, sujeira, fissura, partes soltas ou desagregadas para iniciar a aplicação. Feito isso, ela já pode ser aplicada através de um rolo de lã de carneiro, uma trincha ou broxa.

Vale lembrar que, para aplicação em superfícies de concreto, alvenaria e argamassa, a primeira demão deve ser bem grossa.

Já em superfícies de madeira, ela poderá ser um pouco mais escassa. Isto porque os diferentes materiais possuem níveis diferentes de absorção.

No intervalo entre as demãos, será necessário o uso de um reforço estruturante, com uma tela de poliéster, além de um cuidado especial nos pontos como curvas de rodapé.

Em casos de chuva, bastante umidade ou a presença de poeira, o processo deve ser pausado. Após finalizada a aplicação, a área tratada com esse material deverá ser isolada.

Depois de 72 horas, deve ser feito um teste de estanqueidade com uma lâmina d´água no local impermeabilizado, para verificar o nível de água, ou seja, se ele está ou não diminuindo, uma vez que isso poderá indicar um escape.

Principais vantagens da emulsão asfáltica

A emulsão asfáltica como impermeabilização apresenta diversas vantagens. Entre as principais, podemos destacar:

Facilidade na aplicação

Por ser feita à frio, a emulsão asfáltica não necessita maquinário complexo no momento de aplicação, podendo ser aplicada sem grandes dificuldades.

Fácil de encontrar no mercado

Esse tipo de produto pode ser facilmente encontrado em lojas de materiais de construção, conforme dissemos anteriormente. Também é estocável e a preparação da massa pode ser feita apenas na hora de aplicar.

Alta aderência e resistência

Também já citamos acima. A emulsão asfáltica promove a formação de uma película aderente à superfície onde será impermeabilizada, oferecendo uma forte resistência.

Agora que você já conhece um pouco melhor a emulsão asfáltica, deixe um comentário abaixo e conte-nos o que acha do uso desse material.

Compartilhe o conteúdo com seus amigos e até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O terreno em declive é aquele que apresenta diferença de nível. Descubra como pode ser feita a construção neste tipo de terreno!
Ler Mais
O nivelamento é a preparação do terreno para receber intervenções civis e arquitetônicas, ou seja, uma obra. Descubra como fazer esse processo corretamente!
Ler Mais
1 2 3 7
Logo | Etesco Construções
Contato
+55 (11) 3735-1555
+55 (11) 3020-1250
etesco@etesco.com.br
Trabalhe Conosco
© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por SuryaMKT
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram