BLOG

Entenda a importância do pavimento permeável

A imagem mostra água caindo sobre um bloco de pavimento e atravessando-o.

O que é o pavimento permeável?

O pavimento permeável consiste na aplicação de uma camada superficial de rolamento, sobre camadas de materiais de alta porosidade, com a finalidade de absorver um certo volume de água.

Continue acompanhando nosso post de hoje! Vamos falar um pouco mais sobre o pavimento permeável e sua importância.

Quais as vantagens do concreto protendido? Descubra clicando aqui!

Características do pavimento permeável

Entre os anos de 1945 e 1950, o pavimento permeável passou a ser utilizado. Mas, naquela época, não mostrou muito eficácia em suas funções, principalmente com relação à qualidade do material.

Porém, a ideia permaneceu e ganhou força nos anos 70. Então, ele passou a ser usado em diversos lugares, com o intuito de reter a água das chuvas para que ela não ficasse acumulada e não provocasse enchentes.

Também conhecido como concreto poroso, o pavimento permeável dispõe de proporções maiores de pedra, com um pouco de areia ou sem ela.

Suas camadas subsuperficiais podem ser desenvolvidas com um sistema de coleta de água, drenagem ou rede pluvial.

Desta forma, é possível alcançar, aproximadamente, 60% de permeabilidade, contra 5% de asfalto convencional.

Vantagens do pavimento permeável

Presente em calçadas, estacionamentos, condomínios e parques, os pavimentos permeáveis apresentam diversas vantagens, que destacaremos a seguir.

Benefícios ambientais

O uso do concreto permeável ajuda a eliminar problemas ambientais e urbanos, que surgem por conta da impermeabilização do solo. Desta forma, ele facilita a infiltração direta para os aquíferos subterrâneos.

Outro benefício para o meio ambiente que podemos destacar é a redução ou eliminação do escoamento superficial, que permite a filtragem da poluição difusa, que geralmente ocorre por fluídos, óleos e outras substâncias encontradas em pavimentos urbanos.

Além disso, a cor clara do material promove a absorção de menos radiação solar, e a estrutura pouco densa absorve um pouco menos de calor, o que ajuda a reduzir o aquecimento das áreas urbanas.

Gastos reduzidos

Os gastos poderão ser reduzidos com o uso de concreto permeável. O sistema de instalação com o piso intertravado faz com que o cimento e a argamassa sejam dispensados.

O material também é reaproveitável. Então, ele poderá ser reutilizado em casos de manutenção.

Via para pedestres

O concreto permeável também oferece ótimos benefícios quando utilizado em calçadas e vias para pedestres, como por exemplo, evitar as poças de água que costumam se formar em dias de fortes chuvas.

Geralmente, as calçadas feitas com concreto convencional sofrem com os danos ao longo do tempo, por conta do excesso de água da chuva, que pode até mesmo causar acidentes por conta de buracos.

Redução de enchentes

Essa com certeza é uma das questões mais discutidas em nosso país, afinal, a cada ano que passa, a redução das enchentes é tema de debates.

Em geral, os alagamentos acontecem na proporção atual por conta dos pavimentos convencionais, que recebem um alto volume de água em um curto espaço de tempo. Assim sendo, não é possível escoar todo esse volume por entre as drenagens.

Mas, com pavimentos permeáveis as coisas podem melhorar. Isto porque a água passa a ser absorvida pelo solo, pois o material permite a infiltração a partir da superfície.

Desta forma, os demais sistemas urbanos de drenagem conseguem receber uma menor quantidade de água da chuva.

Outras vantagens do pavimento permeável

Além dos benefícios citados acima, o uso do pavimento permeável oferece mais algumas vantagens, sendo elas:

  • Redução da necessidade de tanque de retenção;
  • Diminuição de obras de micro drenagem local;
  • Devido à rugosidade, a tração dos veículos aumenta, prevenindo acidentes que são causados por deslizamentos.
  • Permite terras mais produtivas;
  • Pode ser feito com cimento, o que possibilita o acréscimo de pigmentos para variedade de cores.

Vale lembrar e ressaltar que a área feita com esse tipo de concreto, oferece um conforto maior e muito mais segurança para os usuários.

Conheça as etapas do tratamento de água! Clique aqui!

Agora, conte-nos se você já teve alguma experiência ruim com o concreto convencional e o que acha dos benefícios do pavimento permeável?

Deixe abaixo o seu comentário e compartilhe o conteúdo!

Nos vemos no próximo post!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *