Logo da Etesco Construções
Menu

Entenda a NR 21 e descubra onde aplicá-la

Atualizado em 13/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O que é a NR21?

A NR 21 é uma norma regulamentadora que oferece orientações sobre como realizar trabalhos a céu aberto, em segurança, incluindo principalmente o canteiro de obras.

A imagem mostra uma mão segurando um caderno e uma caneta, e a sua frente há um notebook e um chapéu de engenheiro.

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre este assunto e você vai descobrir onde essa norma pode ser aplicada. Continue nos acompanhando!

O que caracteriza a NR21?

Muitas vezes, o canteiro de obras acaba se tornando um lugar caótico, dependendo da forma como o trabalho é executado e organizado. Mas, existe uma maneira de evitar acidentes ou problemas no desempenho dos colaboradores.

Estamos falando das normas regulamentadoras, que são definidas como conjuntos de regras elaboradas pelo Ministério do Trabalho para manter a segurança dos profissionais.

São várias as normas regulamentadoras existentes, entre elas a NR21, que pode ser aplicada a todos os tipos de trabalhos realizados ao ar livre, incluindo o canteiro de obras, regiões pantanosas e atividades rurais.

Quando ela pode ser aplicada?

A NR 21 também pode ser aplicada em situações relacionadas à alojamentos. E o que isso quer dizer? Conforme as regras apresentadas por essa norma, os trabalhadores não podem ser mantidos a céu aberto, ou seja, devem ser alojados em boas condições.

Assim sendo, então, a NR 21 deve ser aplicada sempre que alguma etapa ou atividade realizada esteja enquadrada nesse tipo de trabalho.

Então, podemos dizer que essa norma tem como principal objetivo proteger os colaboradores de determinadas situações climáticas, tais como:

  • Calor intenso;
  • Muito frio;
  • Sol muito forte;
  • Chuvas;
  • Vento;
  • Poluentes.

Por que a NR21 é tão importante?

Conforme dissemos, a NR21 visa garantir ao trabalhador condições adequadas e seguras, oferecendo um ambiente menos agressivo ao seu bem-estar e sua saúde, algo que vale tanto para o expediente quanto para o alojamento, se for o caso.

Além disso, ela também é importante para evitar acidentes e doenças que possam afetar os trabalhadores, chegando até a interferir diretamente na produtividade e qualidade do seu trabalho.

Seguindo essas diretrizes, o gestor consegue promover um ambiente seguro, considerando não apenas o fornecimento de EPIs, como também os abrigos e a proteção contra determinadas situações.

E claro, a norma também é responsável por motivar os colaboradores, que passam a ser mais produtivos e consequentemente, os processos trabalhistas, multas, entre outros problemas, são evitados.

Existe algum cuidado ao aplicar a NR21?

A respeito da NR21, não existe uma grande burocracia para que ela seja cumprida. O cuidado principal é com a saúde de todos os trabalhadores no canteiro de obras, e caso seja necessário, também com o alojamento.

Não são estabelecidas condições muito complicadas. São apenas diretrizes básicas, que se forem seguidas corretamente, já serão suficientes para garantir a segurança de todos, estando a céu aberto.

Desta forma, então, basta apenas proteger os funcionários adequadamente contra o clima intenso e prezar por um local de trabalho seguro e limpo.

Vale lembrar que essa norma ajuda a eliminar conceitos errados sobre a proteção concedida ao trabalhador de uma construção civil, e as empresas que levam à sério, entendem esses cuidados como sendo um bom investimento.

O conteúdo foi esclarecedor? O que você acha da aplicação da NR21 no canteiro de obras? Já aplicou e teve bons resultados? Conte-nos! Compartilhe também em suas redes sociais! Até a próxima semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 25 / 06 / 21
Due Diligence é um processo que engloba a análise, avaliação e estudo detalhado sobre uma determinada empresa. Entenda como funciona!
Ler Mais
 | 02 / 03 / 21
Compliance é um termo derivado do inglês ‘to comply’ que significa estar em conformidade. Descubra quais são os 5 principais tipos e seus benefícios!
Ler Mais
1 2 3 13
© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por SuryaMKT
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram