BLOG

Entenda as diferenças entre EPC´s EPI´s

Os EPC´s EPI´s são fundamentais e imprescindíveis nas empresas, uma vez que podem evitar grandes acidentes de trabalho. Além disso, são eles os responsáveis por minimizar riscos, e ao mesmo tempo, gerar proteção ambiental. No post de hoje, falaremos mais sobre esses dois equipamentos, bem como suas principais diferenças. Acompanhe!

A imagem mostra um par de botas e um chapéu.

O que são EPC´s?

Os EPC´s ou Equipamentos de Proteção Coletiva, são responsáveis por proteger o ambiente de trabalho. Eles garantem a segurança de todo o grupo de colaboradores da empresa.

Uma das principais vantagens dos EPC´s é que eles costumam ser mais eficientes, e não proporcionam incômodos ao trabalhador. Outro fator que também deve ser levado em conta é que, o equipamento de proteção coletiva resguarda a integridade física de todos os que envolvidos em um trabalho, e não somente de uma pessoa específica.

Entre os principais tipos de equipamento de proteção coletiva, estão:

  • Sensores de presença;
  • Cavaletes;
  • Chuveiro lava-olhos;
  • Placas de sinalização;
  • Sistema de ventilação e exaustão;
  • Sistema de iluminação emergencial;
  • Proteção contra ruídos e vibrações;

E o que são os EPI´s?

Já os EPI´s, ou Equipamentos de Proteção Individual, estão relacionados aos utensílios individuais, ou seja, para cada trabalhador, e utilizados para evitar danos à saúde e vida do funcionário.

Segundo a Norma Regulamentadora (NR-06) do Ministério do Trabalho e Emprego, é obrigatório que as empresas ofereçam aos empregados, de forma gratuita, o equipamento de proteção individual.

Todo equipamento de proteção individual disponibilizado deverá ser adequado ao risco, e apresentar perfeito estado de funcionamento e conservação.

Entre as categorias do equipamento de proteção individual, podemos citar:

  • Proteção da cabeça;
  • Proteção de olhos e face (óculos e máscaras);
  • Protetor auditivo;
  • Proteção respiratória;
  • Proteção do tronco (colete);
  • Proteção dos membros superiores (luvas e braçadeiras);
  • Proteção de membros inferiores (Botas e calças).

Os benefícios dos equipamentos

Os benefícios dos EPC´s EPI´s são justamente a garantia e a prevenção de problemas de saúde dos colaboradores. Além da diminuição dos riscos ocupacionais, como por exemplo, a perda da audição.

O uso correto desses equipamentos contribui com a diminuição de funcionários afastados da empresa, devido a algum acidente. Desta forma, também são evitadas penalidades, por não cumprir as normas técnicas.

EPI´s EPC´s: As obrigações do empregador

A NR 06 é uma das normas que apresenta obrigações ao empregador, com relação ao uso dos EPC´s EPI´s. Conforme dissemos, segundo essa norma, as empresas devem fornecer os equipamentos de proteção gratuitamente.

E ainda, se necessário, em caso de danos ou se ultrapassarem a validade, é obrigatória a substituição dos equipamentos.

Além disso, também cabe à empresa educar os colaboradores a respeito da importância do uso desses itens. Ou seja, fiscalizar para verificar se o uso está sendo realizado de modo adequado.

A importância dos EPC´s e EPI´s

Tanto o equipamento de proteção coletiva quanto o equipamento de proteção individual são fundamentais para a proteção e integridade dos trabalhadores. Porém, devemos levar em conta que a prevenção não deve acabar após o fornecimento dos equipamentos.

Deve-se haver uma orientação sobre a utilização, conservação e armazenamento dos mesmos. Todos os equipamentos devem estar de acordo com o trabalhador, de modo que não haja nenhum tipo de falha. Assim sendo, todo trabalho será realizado com total segurança.

Sua empresa faz uso dos EPC´s EPI´s, seguindo a norma regulamentadora (NR – 06)? Conte-nos abaixo. Não esqueça de compartilhar o conteúdo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *