Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Entenda como funciona a automação predial na construção civil

Atualizado em 05/03/2024
Tempo de leitura: 3 min.

Os dispositivos inteligentes vêm dominando o mundo atual, auxiliando em projetos das mais diversas áreas. Entre eles, a automação predial, que também já faz parte da construção civil, revolucionando o setor. 

Dois trabalhadores da construção civil com capacetes estão revisando anotações em uma prancheta em um canteiro de obras.
Freepik | Fonte: freepik

No post de hoje, vamos explicar como funciona essa tecnologia. Continue nos acompanhando!

Afinal, do que se trata a automação predial?

A automação predial é responsável pela realização de tarefas diárias de maneira automatizada por meio de um software. Basicamente, ela é caracterizada pelo uso da tecnologia a favor da segurança e conforto em edificações prediais.

O objetivo é otimizar o funcionamento do edifício, proporcionando maior eficiência através de equipamentos eletrônicos e sistemas, que trabalham juntos para facilitar esse processo rotineiro

Como funciona a automação predial?  

Na construção civil, a automação predial começa desde o projeto. A integração de sistemas é planejada para garantir uma infraestrutura eficiente e escalável

Durante a execução da obra, a instalação dos dispositivos e a configuração dos sistemas são realizadas de forma coordenada, assegurando a funcionalidade e a confiabilidade do sistema.

Geralmente, o computador central é conectado a vários subsistemas, partindo de uma rede de controladores e sensores. Os sensores realizam a coleta de dados sobre as condições do edifício, tais como: umidade, temperatura, entre outros. 

Por sua vez, os controladores são utilizados para comandar os subsistemas, ligando o ar-condicionado ou abrindo portas.  

Também existem casos onde sistemas externos estão conectados ao computador central, elaborando relatórios de tráfego e previsões meteorológicas.

É importante lembrar que a edificação conta com um sistema denominado Sistema de Automação de Edifícios ou Building Automation System (BAS).

Alguns exemplos de automação predial

Existem alguns exemplos de automação predial que podemos destacar, entre os principais estão:

  • Controle de iluminação;
  • Uso de sensores para detectar vazamentos de água e gás;
  • Controle de temperatura e ventilação;
  • Coordenação de escada rolante e elevadores;
  • Plataformas de comunicação unificada para facilitar a colaboração;
  • Monitoramento de alarmes de incêndio e detectores de fumaça.

Vantagens da automação predial: quais são?

Agora que você já sabe o que é a automação predial e como funciona, vamos falar sobre as vantagens que ela oferece, como por exemplo:

Segurança

A automação predial pode integrar sistemas de segurança, como câmeras de vigilância, controle de acesso e sensores de detecção de intrusos, mantendo o edifício mais seguro.

Outro ponto vantajoso é a possibilidade de ter todos os dispositivos em um painel único de controle, sendo ele eletrônico, hidráulico ou mecânico, garantindo uma segurança ainda maior.

Redução de custos

Pode ocorrer uma redução nos custos operacionais ao otimizar o uso de recursos como energia, água e climatização.

Sustentabilidade

A sustentabilidade também é uma vantagem da automação, demonstrada por meio do reaproveitamento da água, com irrigação de jardim, praças e outras áreas verdes. Desta forma, ela contribui com práticas sustentáveis e redução do impacto ambiental, através do uso eficiente dos recursos.

Como vimos, a automação predial na construção civil é uma tendência que veio para ficar, transformando a maneira como são construídos e gerenciados os edifícios. 

A eficiência energética, a segurança, a gestão de recursos e a conectividade são apenas algumas das áreas beneficiadas por essa tecnologia inovadora. 

Sendo assim, podemos esperar um futuro onde os edifícios serão cada vez mais inteligentes, sustentáveis e seguros. 

Esclarecemos suas dúvidas no conteúdo de hoje? Deixe o seu comentário e compartilhe!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estudo de solo: veja a importância na prevenção de deslizamentos e como medidas preventivas podem proteger vidas.
Ler Mais
Inteligência Artificial na construção civil: como é possível aprimorar o planejamento, execução e gestão de projetos no setor.
Ler Mais
1 2 3 110

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:30 | 23/07/2024