Menu
Logo da Etesco Construções

Entenda como funciona a NR 12 na Construção Civil

Atualizado em 07/06/2022
Tempo de leitura: 2 min.

A segurança no trabalho é um desafio para muitas empresas, principalmente na área da construção civil, onde o uso de equipamentos e máquinas é frequente. É justamente aí que se encaixa a NR 12. Mas, o que é e como funciona essa norma?

Fonte: Pressmaster | Envato Elements

Responderemos a essas questões no post de hoje. Continue nos acompanhando para entender melhor!

O que é a Norma Regulamentadora 12?

A rotina no canteiro de obras, em geral, envolve o trabalho em altura, maquinários pesados e até o uso de produtos químicos. Assim sendo, é necessário garantir a segurança dos colaboradores. Para isso, as diretrizes da NR 12 devem ser seguidas. 

A NR 12 é a norma regulamentadora que define as condições que são necessárias para haver mais segurança no canteiro de obras. 

Juntamente a NR-18, essa norma estabelece alguns requisitos para que acidentes e problemas de saúde sejam evitados durante a obra.

Principais exigências da NR 12

Basicamente, o empregador precisa manter um inventário atualizado, com informações referentes às máquinas e equipamentos que são usados durante a construção. 

Esse documento precisa ser elaborado por um profissional que esteja legalmente habilitado e deve ser dividido por capacidade, sistemas de segurança, tipo, localização, entre outros. 

Além de conter a identificação da máquina e do equipamento, uma descrição geral do fabricante, da capacidade, produtividade, operadores e tempo de operação.

Em seguida, deve ser feita a apreciação. Como assim apreciação? Trata-se de uma avaliação sistemática, com o objetivo de informar se realmente existem riscos nas máquinas e equipamentos do canteiro de obras, considerando todo o sistema hidráulico, mecânico e elétrico.

A próxima etapa é a emissão do ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), um instrumento bastante necessário e que indica as responsabilidades técnicas das obras ou serviços. 

Também é necessário capacitar a equipe de manutenção e operação, pois caso seja necessária alguma intervenção nos equipamentos ou máquinas, a mesma deve ser feita por trabalhadores que estejam qualificados.

Além de todas essas recomendações, também é necessário que os equipamentos tenham sinalização para advertir os colaboradores sobre possíveis riscos que podem ocorrer, bem como instruções e informações para que a integridade física seja mantida.

Você já conhecia e sabia como funcionava a NR 12? Deixe um comentário abaixo!

Compartilhe também em suas redes sociais! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 24 / 06 / 22
Metaverso é uma das principais tendências tecnológicas dos próximos anos que promete transformar a construção civil. Saiba o que esperar dessa relação!
Ler Mais
 | 21 / 06 / 22
NR 10 é uma Norma Regulamentadora emitida pelo MTE visando garantir a segurança dos colaboradores envolvidos com instalações elétricas. ENTENDA!
Ler Mais
1 2 3 19

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.