Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Entenda como funciona o Transporte Vertical no canteiro de obras

Atualizado em 17/01/2023
Tempo de leitura: 2 min.

No canteiro de obras os materiais que serão utilizados precisam de um suporte para locomoção, bem como os próprios colaboradores, que também precisam se locomover. Ambos os percursos levam tempo e podem trazer prejuízos para o prazo final da obra. É aí que o transporte vertical começa o seu trabalho.

Canva | Fonte: unkas_photo

Quer entender como ele funciona? Continue acompanhando os detalhes a seguir!

Afinal, o que é o transporte vertical? 

Basicamente, o transporte vertical tem a função de alcançar os diversos níveis de uma obra, auxiliando em toda a execução de serviços.

Ele pode ser utilizado quando o descarregamento ou carregamento de algum material não pode ser realizado pela traseira de um caminhão, mas somente pela mão de obra humana

Também é muito importante na realização de mudanças ou entregas de produtos mais delicados, como painéis de vidro ou telões, por exemplo.  

São vários os equipamentos que fazem parte desse processo e cada método oferece benefícios específicos.  

Em geral, com o uso bem planejado, o transporte vertical ajuda no rendimento dos colaboradores, bem como na segurança de todos, além de diminuir os desperdícios e gastos. 

Assim sendo, também é possível garantir que o orçamento e o cronograma estejam em conformidade e o prazo de entrega também diminua consideravelmente.

Transporte vertical: principais equipamentos 

Conforme dissemos, são diversos equipamentos considerados como transporte vertical. Entre os principais, podemos destacar:

Elevador monta carga

Esse tipo de elevador é utilizado somente para o transporte vertical dos materiais. É um equipamento projetado e de vários tamanhos, a depender da carga e dimensão que o material carregado possui.

Esteiras

Neste caso, são utilizadas as esteiras inclinadas, elétricas e móveis, que podem ser montadas em diversos lugares. Elas conseguem atingir pequenas alturas e é indicada para obras onde o fluxo de materiais é grande.

Gruas

Por sua vez, as gruas são caracterizadas como torres e apresentam uma ponte rolante no topo, permitindo a rotação, muitas vezes em 360 graus. Assim sendo, elas conseguem elevar os materiais ao alto, alcançando todos os lados do projeto de obras.

Você já conhecia ou já trabalhou com o transporte vertical em sua obra? Conte-nos!

Deixe um comentário abaixo e compartilhe! Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba por que o estudo de solo é essencial antes de iniciar uma obra. Evite problemas estruturais e reduza custos. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
Conheça os tipos de estruturas metálicas na construção civil e indústria, como o aço e o alumínio. Clique aqui!
Ler Mais
1 2 3 106

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
16:32 | 30/04/2024