Menu
Logo da Etesco Construções

Entenda o que é Logística Reversa

Atualizado em 02/03/2022
Tempo de leitura: 2 min.

A logística reversa é o conjunto de ações que visam o reaproveitamento ou descarte correto de materiais que já foram utilizados, ajudando assim na preservação ambiental. Essa é uma prática que vem sendo cada dia mais utilizada na construção civil.

Quer saber como funciona todo esse processo? Então, continue acompanhando o post de hoje! 

Logística reversa: O conceito

O conceito de logística reversa ganhou visibilidade com a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o surgimento da Lei nº 12.305, em agosto de 2010.

A lei estabeleceu um acordo com fabricantes, importadores e distribuidores, sobre uma nova responsabilidade com o ciclo de vida do produto.

Assim sendo, as empresas privadas e órgãos públicos teriam que criar ações para que o volume de resíduos fosse reduzido. Com isso, os impactos à saúde e também ao meio ambiente seriam menores.

Qual o objetivo da Logística Reversa?

Podemos dizer que a logística reversa é uma espécie de solução para que a sociedade possa evitar a poluição e o descarte incorreto dos resíduos.

Mas, além disso, essa prática visa conscientizar as pessoas sobre seu papel e compromisso com o meio ambiente, cumprindo sua função social e ambiental, fazendo com que o mundo se torne um lugar mais agradável. 

E com as empresas, também funciona assim? Podemos dizer que sim, e isso inclui também as construtoras, que devem fazer uma gestão ambientalmente correta, através de ações como: 

  • Inovações que possam gerar benefícios socioambientais, como produtos mais sustentáveis ou o descarte correto;
  • Reciclagem ou reuso;
  • Prevenção de desperdícios e da poluição.

Logística reversa: quais as vantagens?

Agora que você já sabe o que é logística reversa e qual o seu objetivo, vamos destacar as vantagens dessa prática, principalmente para as empresas.

Quando ocorre a reutilização de materiais nos processos de produção, logo isso se converte em um benefício, e a necessidade de exploração de novas matérias-primas é deixada um pouco de lado. 

Outra vantagem é a construção da imagem positiva da empresa, que se compromete com o meio ambiente. Isso faz com que os clientes tenham mais interesse pelo produto ou serviço, e pode servir até mesmo para ações de marketing.

Por fim, podemos citar a organização maior do estoque, evitando o armazenamento de produtos que já não são utilizados, minimizando assim a possibilidade de erros. 

E não menos importante, a implementação da logística reversa ajuda a movimentar de maneira positiva a economia, gerando novas oportunidades de trabalho.

E você, o que acha de todo esse processo? Já experimentou implementar a logística reversa em sua empresa? 

Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 08 / 04 / 22
ISO 14001 é uma certificação relacionada ao comprometimento das empresas de gestão industrial com práticas ambientais e seguras. ENTENDA SUA IMPORTÂNCIA!
Ler Mais
A construção civil consome recursos naturais, gerando uma quantidade significativa de resíduos. E qual o papel da sustentabilidade nesse setor? Entenda!
Ler Mais
1 2 3 8

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.