Menu
Logo da Etesco Construções

EPIs: por que é importante cuidar bem dos equipamentos de proteção individual?

Atualizado em 28/10/2022
Tempo de leitura: 2 min.

EPIs são os equipamentos de proteção individual utilizados pelos colaboradores em um canteiro de obras, sendo itens fundamentais para garantir a segurança. Pode parecer algo incomum, mas, esses equipamentos também precisam receber alguns cuidados específicos. 

Canva | Fonte: A stockphoto

Falaremos sobre esse assunto no post de hoje. Continue nos acompanhando para entender a importância de cuidar bem dos EPIs.        

Quais são os tipos de EPIs existentes? 

Conforme dissemos, os EPIs são acessórios e equipamentos desenvolvidos para proteger o colaborador de possíveis acidentes em uma construção. O uso dos mesmos é obrigatório e eles devem ser fornecidos pela empresa.

São vários os tipos de EPIs existentes, cada um com a sua função. Entre os principais e mais utilizados equipamentos de proteção individual, podemos destacar:

  • Luvas;
  • Máscaras;
  • Óculos de proteção;
  • Capacetes;
  • Cintos de segurança;
  • Equipamentos de segurança para altura;
  • Abafadores de som e ruídos.

Afinal, por que é importante cuidar dos EPIs? 

Até aqui, você já sabe que os EPIs são essenciais em todas as obras, pois ajudam a garantir a segurança dos trabalhadores. Mas, por que é importante cuidar desses equipamentos e mantê-los conservados?

Podemos dizer que, a partir do momento em que os EPIs estão bem conservados, o trabalho é feito com uma segurança ainda maior. Isso porque, quando um dos equipamentos apresenta danos, os riscos se tornam iminentes.

Além disso, todos os equipamentos de proteção individual possuem um ciclo de vida útil, portanto, se não forem bem conservados, podem estragar antes da hora, gerando a necessidade de compra de novos EPIs, sendo esse um gasto a mais para a empresa.

Como conservar os EPIs?

Para manter os EPIs bem conservados, são necessários alguns cuidados, como esses que vamos destacar abaixo.

Manter a higienização dos equipamentos 

Esse é o primeiro passo para manter um EPI bem conservado. É importante que os equipamentos estejam sempre bem higienizados

Por exemplo, os protetores auriculares, quando não forem descartáveis, precisam ser lavados sempre no final do dia para que as sujeiras e secreções sejam eliminadas.

O ideal é fazer uma limpeza em todos os EPIs da empresa. E em caso de dúvidas, entrar em contato com o vendedor ou fabricante para saber qual a melhor maneira de higienizar.

Armazenar adequadamente 

Também é fundamental saber onde os EPIs serão guardados. Essa é mais uma forma de mantê-los conservados por mais tempo, uma vez que, em muitos ambientes, eles estão mais propensos aos danos. Devem ser evitados locais com calor e umidade para armazená-los. 

Investir em EPIs de qualidade

Para uma boa conservação dos equipamentos de proteção individual, é importante fazer a escolha certa, ou seja, encontrar os EPIs corretos, de qualidade, certificados e testados para ter certeza de que poderão ajudar a manter a segurança dos colaboradores.

Você já sabia sobre todos esses cuidados e a importância de conservar os EPIs? Deixe um comentário e conte-nos!

Até o próximo post!

 TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados para promover uma construção mais resistente. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 101

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 23/02/2024