Menu
Logo da Etesco Construções

ERP: quais as vantagens do sistema para a Construção civil?

Tempo de leitura: 2 min.

Nem sempre é fácil gerenciar e manter as operações de uma empresa, não é mesmo? Por conta disso foram desenvolvidos sistemas de gestão integrados, como o ERP, para auxiliar no planejamento. Esse tipo de sistema pode ser utilizado em diversos segmentos, incluindo a construção civil. 

Canva | Fonte: putilich

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto. Continue nos acompanhando para entender mais sobre o ERP e suas vantagens para o setor.

O que é o ERP (Enterprise Resource Planning)?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que em português significa ‘Planejamento de Recursos da Empresa’. Na prática, podemos dizer que o ERP é um software de gestão, responsável por unificar as informações e facilitar o fluxo de trabalho.

Assim sendo, então, o sistema funciona como uma espécie de centralizador de processos, visando o alinhamento e comunicação de todas as áreas, algo que também facilita na tomada de decisões.  

Mesmo quando são utilizadas ferramentas digitais específicas em diferentes áreas, a integração dessas plataformas ao ERP ajuda a unificar as informações e assim obter uma visão geral do trabalho e de cada atividade que está sendo efetuada.

A relação do ERP com a construção civil 

No setor da construção civil, o ERP é uma ferramenta com bastante importância, uma vez que ela otimiza os processos em uma construtora, facilitando o trabalho geral.  

Por meio desse sistema, é garantida uma gestão integrada de cada etapa da obra, conectando os dados e todos os demais processos, podendo ser utilizada, até mesmo, em vários projetos simultaneamente.  

E quais são as vantagens para o setor?

Como dito, o objetivo do ERP é facilitar, de alguma forma, o fluxo de informações e atividades de maneira organizada e integrada, auxiliando na tomada de decisões, algo muito importante para a construção civil. Abaixo, vamos destacar os principais benefícios que essa tecnologia oferece para o setor. 

Automação de processos

Algumas atividades operacionais acabam prejudicando a produtividade no canteiro de obras, como por exemplo, folha de pagamento, fluxo de caixa, entre outros fatores relacionados com a eficiência da construtora. 

É aí que o ERP pode ajudar, pois ele consegue organizar e automatizar as informações e processos que podem ser repetitivos.

Redução de inconsistências

Por integrar os setores de uma construtora em uma única plataforma, a comunicação se torna mais ágil e o trabalho mais eficiente. Isso reduz os problemas que poderiam surgir com retrabalho e informações inconsistentes. Também é possível detectar falhas e buscar melhorias a tempo.

Custos reduzidos

Com o aumento da eficiência, o ERP também permite que a construtora tenha foco no relacionamento com os clientes, desenvolvendo diferenciais competitivos no mercado e reduzindo assim, de maneira significativa, os custos de seu trabalho, gerando aumento na margem de lucro da empresa.

Essa redução só ocorre porque, ao invés de serem utilizados os recursos de vários outros sistemas que podem precisar de colaboradores, equipe de suporte e licenças, todos os custos são concentrados em apenas uma ferramenta.  

Você já conhecia o ERP e suas vantagens para a construção civil? Deixe um comentário abaixo e conte-nos!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 21 / 11 / 23
Compliance ambiental é uma prática aplicada às empresas para que operem de maneira sustentável e respeitem as normas, visando a proteção do meio ambiente. VEJA MAIS!
Ler Mais
 | 29 / 08 / 23
Análise Preliminar de Riscos (APR) é uma ferramenta especialmente utilizada na construção civil, para identificar e avaliar problemas prejudiciais ao trabalho. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 31

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
07:57 | 26/02/2024