Menu
Logo da Etesco Construções

Existem diferenças entre Rachadura e Fissura?

Atualizado em 13/05/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Em obras residenciais e comerciais, muitas vezes, o reboco acaba sofrendo com algumas patologias da construção civil. Entre as mais comuns estão as rachaduras e fissuras. Mas, será que são a mesma coisa? O que diferencia rachadura e fissura?

Fonte: xamtiw | Envato Elements

Falaremos sobre esse assunto no post de hoje, para esclarecer essa dúvida. Continue nos acompanhando!

Por que as Rachaduras ou Fissuras ocorrem?

Existem alguns motivos que levam o reboco às rachaduras, fissuras ou outros problemas. 

Entre eles, a acomodação estrutural, uma vez que, com o tempo, a construção vai cedendo e como nem sempre isso acontece por igual, uma parte da edificação desce mais do que a outra, formando assim as rachaduras.

O erro de cálculo da sobrecarga é mais um motivo para que as rachaduras ou fissuras ocorram. Isto porque além do peso dos elementos utilizados na construção, é necessário calcular o peso do imóvel. Quando esse cálculo não é feito de modo adequado, aparecem as rachaduras.

Também podemos destacar a dilatação térmica, erros na aplicação de produtos, retração e infiltração. Esta última é a responsável por aumentar as chances de rachaduras, considerando que a área fica mais fraca.

Quais as diferenças entre Rachadura e Fissura?

Algumas pessoas ainda acreditam que, quando falamos em rachadura e fissura, estamos falando de problemas iguais, apenas com outros nomes. Porém, a verdade é que elas representam algumas pequenas diferenças.

Essas diferenças possuem relação com a espessura da divisão da obra e conforme vai avançando o problema, ele fica mais sério ainda. Essa definição pode ser encontrada na NBR 9575/2003, que destaca a impermeabilização, sendo uma definição técnica sobre o tema.

Então, agora, vamos falar sobre a rachadura e a fissura, explicando o que as diferencia.

Rachadura

A rachadura é considerada como uma patologia da construção civil, sendo mais profunda e visível, além de ser um problema muito maior, principalmente na manutenção, por apresentar aberturas grandes onde passam vento e água.

Muitos profissionais abrem a rachadura para preenchê-la com um material responsável por vedar trincas. Outros já acreditam que a melhor forma de resolver é com a remoção de todo o reboco, aplicando uma tela metálica na área.

Fissura

A fissura apresenta um grau menos grave do problema. Ainda assim, costuma ser mais difícil de se notar e por conta disso, acaba sendo mais complicado identificá-la em seu início. 

Em geral, quando existe uma abertura inferior a 0,05 mm, é considerada uma microfissura. E quando alcança 0,5 mm, já é uma fissura normal.

A fissura também apresenta um efeito estético, pois além de indicar o problema, acaba deixando o local com um aspecto ruim. Mas, se for apenas isso, a obra estará segura, pois esse visual poderá ser corrigido.

É possível evitar essas patologias?

Na construção civil, mais precisamente após o término de uma obra, alguns detalhes merecem mais atenção e cuidados especiais. 

Conforme dissemos, muitas vezes as rachaduras ou fissuras são de fácil resolução, mas algumas podem indicar riscos mais sérios para a edificação.

Portanto, o ideal é realizar um acompanhamento para verificar o surgimento de cada uma, pois ambas podem surgir enquanto o projeto está sendo colocado em prática, ou até mesmo depois, durante a vida útil de um imóvel.

Agora conte-nos se já sabia que rachadura e fissura possuem essas diferenças. Deixe um comentário e compartilhe em suas redes sociais.

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Os aditivos para concreto são utilizados para melhorar a resistência e maleabilidade do concreto, que é composto por água, cimento e agregados. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
A NBR 15575 é uma norma que envolve o desempenho de edificações e visa estabelecer um alto padrão de qualidade para todos os projetos. Entenda o principal objetivo!
Ler Mais
1 2 3 57

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.