Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Existem vantagens na aplicação do aço em construções? Entenda!

Atualizado em 18/08/2023
Tempo de leitura: 3 min.

Toda obra conta com uma variedade de materiais e recursos que podem ser utilizados, dentre eles o concreto, alvenaria e a madeira. Mas, nos últimos tempos, o uso do aço em construções vem ganhando mais espaço. 

Canva | Fonte: Anusorn Abthaisong's Images

E você sabia que o material oferece ótimas vantagens para o projeto? Esse é o assunto do post de hoje. Continue nos acompanhando para saber mais detalhes!

Qual a composição do aço? 

Podemos dizer que o aço é o resultado de carbono e ferro, que pode ou não ter outros materiais envolvidos. Em outras palavras, é uma liga metálica com uma aplicação maior do que o próprio ferro, sendo utilizada até mesmo para a produção de outras ligas.

O aço também apresenta propriedades de alta resistência, sendo um material com peças de uma dimensão e peso menores e a capacidade de diminuir grandes vãos.    

Onde o aço pode ser utilizado? 

O uso do aço em construções está se tornando cada vez mais comum. O material pode ser utilizado de duas formas, sendo elas:

  • Como o corpo estrutural de uma edificação que é composta por elementos metálicos, tais como vigas, treliças, pilares, entre outros;
  • Como armadura que complementa o concreto armado, auxiliando na resistência à tração. 

Também é essencial para a infraestrutura, como na construção de viadutos, estradas, estádios, pontes, além de compor uma das construções mais famosas do mundo, a Torre Eiffel, uma vez que é necessária uma precisão extrema geométrica em sua forma, algo que pode garantir a sustentação adequada.

E quais são as principais vantagens do aço?

Agora você deve estar se perguntando: o uso do aço em construções oferece alguma vantagem? A resposta é sim! São diversos os benefícios que o uso do material pode proporcionar para a sua obra. Abaixo, vamos destacar os principais!

Resistência

Essa é uma das grandes vantagens da aplicação do aço na construção civil, pois ele apresenta uma alta resistência à corrosão. Isto significa que o material é bastante eficiente e pode ficar ainda melhor com outros materiais que ampliam a sua durabilidade.

Manuseio e transporte com facilidade

Além da resistência, as peças de aço tendem a ser menores e mais finas, com um peso relativamente baixo, para facilitar o manuseio e transporte do material. Automaticamente, isso ajuda a melhorar o processo logístico da construtora. 

Mais agilidade na obra 

Os elementos fabricados em aço e que são utilizados na construção, já chegam prontos ao local da obra, fazendo com que o tempo gasto seja bem menor. Além de reduzir os custos e garantir um retorno mais rápido ao cliente. 

Flexibilidade

Estruturas de aço são compatíveis com todo tipo de material de fechamento, encaixando-se em edificações que necessitam de reformas, adaptações ou mudanças. Quando esse tipo de estrutura é usada, é mais fácil traçar passagens de ar-condicionado, água, entre outros. 

Menos danos ao meio ambiente

O aço também é um material menos agressivo ao meio ambiente, considerando que as construções que usam esse tipo de material também trabalham com menos madeira, ajudando na diminuição da poluição sonora e do solo por não utilizar tantos equipamentos de manuseio.  

E essas são as vantagens do uso do aço em construções. Gostou do conteúdo ou possui alguma dúvida? Comente abaixo e compartilhe!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Construção modular: descubra as inovações que moldarão o futuro da construção, tendências em tecnologia, materiais e sustentabilidade.
Ler Mais
Gestão de resíduos: veja estratégias para minimizar o impacto ambiental na construção civil e como a ISO 14001 pode otimizar esses processos
Ler Mais
1 2 3 109

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
16:09 | 19/06/2024