Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Extração de petróleo: conheça as etapas e tecnologias utilizadas

Tempo de leitura: 3 min.

O petróleo é uma fonte de energia e uma matéria-prima usada na produção de plástico, borracha, asfalto, entre outros. Justamente por isso, a extração de petróleo é tão importante, pois ele desempenha um papel significativo na indústria e na economia global. 

Canva | Fonte: Photocreo

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto. Continue nos acompanhando para conhecer as etapas da extração e as tecnologias utilizadas!

Como funciona a extração de petróleo?

Podemos dizer que a extração de petróleo é um processo que ocorre de acordo com a profundidade em que o recurso se encontra. Assim sendo, ele pode ser caracterizado como onshore, isto é, a remoção das primeiras camadas do solo, ou offshore, metros abaixo do nível do mar.    

Esse procedimento conta com um alto investimento devido à mão de obra, ou seja, todo o trabalho envolvido. Também devemos destacar que no Brasil as reservas descobertas foram as responsáveis por colocar o país entre os maiores produtos do planeta.

As principais etapas de extração do petróleo

A extração de petróleo é uma operação complexa que envolve algumas etapas, sendo as principais: 

Prospecção

É a primeira etapa e tem como função identificar a existência de petróleo e descobrir onde está localizado. 

Para que isso seja feito, os profissionais devem localizar as bacias sedimentares, analisando detalhadamente o local. Nessa fase são utilizados equipamentos diversos, entre eles:

  • Magnetômetros;
  • Gravímetros;
  • Sismólogos (para análise da superfície).

Perfuração

Geralmente, a perfuração é realizada através de plataformas marítimas. Aqui, são descobertas as jazidas de petróleo e ao mesmo tempo, são feitas marcações com boias e coordenadas GPS, posicionadas em cima da água.

Pode acontecer de os poços ficarem entupidos devido à camada espessa de sal pastoso, em área próxima ao pré-sal. Então, são realizadas perfurações horizontais para otimizar esse processo.

Extração

A última etapa é a extração de petróleo final, onde o material é encontrado acima da água salgada, apresentando uma camada grossa com alta pressão abaixo.

Assim sendo, quando o poço é finalmente perfurado, é possível observar o petróleo jorrar até a superfície, com o auxílio da pressão feita pelo gás, responsável por diminuir o bombardeamento. 

E quais as tecnologias utilizadas?

Conforme dissemos, a extração de petróleo é realizada por etapas. Mas, além disso, para obter o recurso de maneira eficiente, segura e econômica, tecnologias avançadas também devem ser empregadas. 

Atualmente, as plataformas offshore estão equipadas com sistemas de perfuração de última geração, incluindo brocas rotativas de alta potência e sistemas de controle automatizados, para garantir um processo mais seguro e em profundidades extremas.

Também podemos citar a tecnologias de avaliação sísmica 3D e 4D, que permitem aos engenheiros obter informações planejadas sobre a geologia e a produção do reservatório.  

Sensores e sistemas de segurança avançados são utilizados ​​para monitorar os processos operacionais e responder rapidamente a possíveis incidentes, garantindo a segurança dos trabalhadores e do meio ambiente.

Além da extração primária, existem os métodos de recuperação secundária e terciária, como injeção de água e CO2, que são utilizados para extrair petróleo residual dos reservatórios.

Por último, entre as principais tecnologias também se encontram os robôs submarinos, que são utilizados em inspeções, reparos e manutenções em locais de difícil acesso, minimizando o risco humano.

Agora comente abaixo se você já conhecia as etapas de extração de petróleo, as tecnologias e se possui outras dúvidas sobre o assunto.

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 14 / 06 / 24
Refinarias: veja como garantir eficiência e segurança na construção de refinarias através de planejamento detalhado, tecnologias avançadas e gestão robusta de projetos.
Ler Mais
 | 02 / 02 / 24
O refino do petróleo é um processo industrial no qual o petróleo bruto é extraído e passa por uma série de etapas. Entenda como funciona e sua finalidade!
Ler Mais
1 2 3 5

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
16:09 | 19/06/2024