Menu
Logo da Etesco Construções

Fundação com areia e argila: existem diferenças?

Atualizado em 11/08/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Na construção civil, a fundação é responsável pela absorção de cargas que são emitidas pelas edificações, distribuindo-as ao solo. E entre os vários tipos existentes, temos a fundação com areia e com argila.

Mas, será que existem diferenças entre ambas? No post de hoje, vamos falar um pouco sobre cada uma delas. Acompanhe os detalhes a seguir! 

Fundação com areia: o que é?

Conforme dissemos, a fundação tem como objetivo sustentar edificações partindo de sua base, conferindo estabilidade para o piso, paredes, telhado, entre outros.  

Por sua vez, a fundação com areia é aquela que ajuda a preencher lacunas e eliminar possíveis bolhas de ar que podem surgir na construção. 

Isto significa que ela age como um ‘ingrediente’ que torna a mistura mais resistente, devido à sua alta capacidade de suportar a força que é exercida em toda a edificação. 

Algumas pesquisas realizadas na Índia também comprovam a resistência da areia, mesmo misturada a outros materiais. Ao misturá-la com a borracha, por exemplo, ela pode ajudar a evitar tremores dos edifícios em casos de terremotos.

As fundações com areia fina também podem ser aplicadas em suporte de barragens de argila e concreto, porém, devem ser evitadas em barragens de enrocamento, isto é, formadas por pedras. 

E a fundação com argila?

Atualmente, também existem as fundações com um composto de argila expandida, um material de base natural, que apresenta leveza, durabilidade e uma alta capacidade de isolamento térmico.

Esse tipo de argila é produzido a partir de uma fusão com o quartzo (30%) que juntos são processados em câmeras especiais e apresentam um resultado poroso e bastante resistente. 

A fundação com argila expandida também possui algumas propriedades que são capazes de preencher lacunas mínimas sem prejudicar o restante da estrutura. Além disso, por ter uma base natural, ela não oferece danos ao meio ambiente.

E assim como a fundação com areia, ela também é utilizada para o suporte de barragens. Porém, é necessário um tratamento especial, caso a argila esteja saturada.

Afinal, existem diferenças entre as duas? 

As diferenças entre a fundação com areia e com argila, como vimos, estão na composição e na forma como cada uma é utilizada. Para escolher o melhor tipo de fundação para a edificação, é necessário analisar os critérios técnicos. 

O ideal é que a construtora tenha um engenheiro que realize o projeto estrutural da construção para definir a fundação ideal para a obra. 

Ficou com outras dúvidas sobre o assunto? Escreva o seu comentário para que possamos esclarecê-las. Aproveite para compartilhar o conteúdo!

Até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados para promover uma construção mais resistente. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 101

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 23/02/2024