Menu
Logo da Etesco Construções

Gestão de Obras: 5 softwares que podem ajudar em seu projeto

Atualizado em 12/07/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Em um setor como a construção civil, qualquer erro durante a execução de um projeto pode interferir no resultado. E quando não existe uma boa gestão de obras, os prejuízos podem ser ainda maiores. Por isso, foram desenvolvidos softwares para auxiliar no gerenciamento e monitoramento das atividades.

Fonte: Industrial Photograph | Canva

No post de hoje, vamos destacar os principais softwares que podem ajudar a melhorar o seu projeto e a sua gestão. Acompanhe!

A importância do software para a Gestão de Obras

Sabemos que contar com a tecnologia como um instrumento de trabalho é uma forma de otimizar e proporcionar mais qualidade no serviço que será entregue ao cliente. 

No caso do software, seu principal objetivo é auxiliar na gestão de obras e principalmente em processos como a elaboração de orçamentos, cronogramas, estoque, compras, organização das finanças e acompanhamento das atividades no canteiro de obras.

Assim sendo, diante dos conceitos tecnológicos atuais, é possível analisar melhor todo o processo de produção, identificando também os pontos que devem ser melhorados e os que podem ser mantidos.

O uso de softwares é essencial para o controle operacional e planejamento, fazendo com que a produção se torne mais eficiente e rentável diante de um mercado que está cada vez mais aquecido.

Quais as vantagens de um software para a Gestão de Obras?

Um software de gestão de obras, além de fornecer respostas em tempo real, também consegue proporcionar algumas vantagens. Entre elas, podemos destacar o planejamento e elaboração de orçamentos, para evitar possíveis atrasos e maximizar o custo-benefício. 

O monitoramento é mais uma vantagem e conforme dissemos, é uma forma de acompanhar a obra com mais atenção, de modo claro e com dados precisos e coletados automaticamente. 

E não menos importante, a geração de relatórios, pois sem o auxílio de um software fica mais difícil levantar os dados e analisar o andamento da obra, ou seja, os resultados.

Quais são os principais softwares de Gestão de Obras?

Existem diversas opções de softwares de gestão de obras indicados para a sua construtora, que pode escolher aquele que mais se adequa aos seus processos, dependendo também de suas funcionalidades. A seguir, você confere os 5 principais softwares que podem ajudar em seu projeto.

1 - Uau

Esse é um software desenvolvido pela Globaltec e funciona como um sistema de gestão que controla as compras, vendas, loteamentos, patrimônios. 

Além disso, ele garante o acesso aos demonstrativos de pagamentos, registro de atendimentos, disponibilidade de unidades de vendas, entre outros.

2 - Lean Construction

Esse é um dos sistemas mais utilizados na construção civil para a gestão de obras. Basicamente, ele visa aumentar a eficiência e produtividade, diminuindo o tempo e o desperdício de materiais.

3 - Gerencia Obras

Apresenta como diferencial a possibilidade de cadastrar uma ou mais construtoras. Após o cadastro, é possível acessar cinco módulos, sendo eles: obras, cadastros, Dashboard e financeiro. 

É uma forma de a empresa cadastrar seus clientes e fornecedores, gerenciando cada um deles e organizando as informações, orçamentos e pedidos.

4 - Evop

Um ERP que está disponível em duas versões, sendo que a primeira possui apenas módulos de engenharia e a segunda os módulos de gestão. Na versão mais completa, são doze funcionalidades para usufruir: cronograma, orçamento, diário de obras, financeiro, integração com BIM, entre outros.

5 - Safesite

Aplicativo que oferece uma gestão de controle de segurança no canteiro de obras, ou seja, é uma ferramenta que permite o levantamento e análise de falhas, bem como o registro de imagens, de modo que a equipe seja acionada para eliminar os eventuais problemas. 

Esses são os 5 principais softwares para ajudar na gestão de obras. E então, você já conhecia algum deles? Conte-nos!

Deixe o seu comentário e compartilhe em suas redes sociais. Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quando se tem um orçamento de obras bem elaborado e sem erros, é possível dar continuidade ao trabalho sem grandes preocupações. Saiba quais são os 4 erros que devem ser evitados!
Ler Mais
A automação de processos na construção civil auxilia na melhora da produtividade e ao mesmo tempo na redução dos custos, entre outros benefícios. ENTENDA!
Ler Mais
1 2 3 62

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.